CCS-SIDA capacita profissionais de saúde de olhos postos no objectivo de eliminar a transmissão vertical do VIH

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,27 jun 2022 12:07

Secretária Executiva do CCS-SIDA, Maria Celina Ferreira
Secretária Executiva do CCS-SIDA, Maria Celina Ferreira Rádio Morabeza

Qualidade na prestação de serviços de saúde sexual e reprodutiva, qualidade dos dados para a tomada de decisões, bom diagnóstico e equidade no acesso. Condições para que Cabo Verde se prepare para obter a certificação da eliminação da transmissão vertical do VIH e sífilis em 2023. De acordo com a secretária executiva do Comité de Coordenação do Combate à SIDA (CCS-SIDA), as variáveis estão em linha com o V Plano Estratégico do VIH-SIDA 2022-2026.

Maria Celina Ferreira falava esta manhã, na Praia, na abertura de uma formação para capacitação de profissionais de saúde.

“O CCS-SIDA e a Direcção Nacional da Saúde, no âmbito do financiado pelo Fundo Global, organiza este ateliê que visa reforçar a capacidade de 65 técnicos de saúde, nomeadamente os enfermeiros, os técnicos estatísticos das estruturas primárias de saúde e os assistentes sociais de todas as estruturas de saúde do país, visando reforçar as suas competências nos domínios da prestação de cuidados integrados em saúde sexual e reprodutiva”, avança.

Outro desafio com que o país está confrontado passa pelo reforço da saúde infantil de atenção primária.

A acção de capacitação decorre em duas edições, sendo a primeira direcionada às estruturas de saúde de sotavento e a segunda, a realizar em São Vicente, para as estruturas de barlavento. O atelier de capacitação dos Profissionais de Saúde Reprodutiva no contexto da Eliminação de VIH em Cabo Verde, que arrancou hoje, decorre até amanhã.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,27 jun 2022 12:07

Editado porAndre Amaral  em  28 jun 2022 10:49

pub.
pub.
pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.