Danilson Borges, avança que os trabalhos arrancam já na próxima semana.
"Vamos arrancar aqui na Escola de Hotelaria e Turismo na Praia e muito em breve também iremos iniciar na ilha do Sal, na ilha de São Vicente e na ilha de Boa Vista. Essa turma vamos iniciar aqui na Praia, já na próxima semana. O processo RVCC é um processo dinâmico, porque é diferente de uma formação em sala, permite que as pessoas constituam o seu portefólio. Ou seja, a escola já trabalhou com as pessoas, com os guias de turismo que vão participar nesta acção, no processo de RVCC, para a constituição do seu portefólio. Posteriormente fará a análise e assim terá acesso ao processo", explica.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde será a entidade responsável pela certificação de competências. O presidente do conselho de administração do estabelecimento de ensino, Sérgio Sequeira, comenta os métodos a serem utilizados para a certificação de profissionais.
"Irá haver um processo de avaliação de dossier de evidências dos quais possam demonstrar o seu percurso profissional ao longo dos anos. Depois, haverá um júri que validará as competências e acederão directamente ao certificado", avança.
Durante o acto público, o Sistema Nacional de Qualificação concedeu formalmente à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde as competências para que esta realize a certificação.
A cerimónia foi presidida pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia.