Concretizando um investimento de 2,5 milhões de euros, o Urgimed Health Hospitality foi inaugurado dia 17, tornando-se assim o primeiro hospital privado do país. A unidade junta-se à clínica fundada em 2003 por Alicia e Júlio Wahnon, com um conjunto alargado de serviços, incluindo atendimento 24 horas, banco de urgência com sala de observação, bloco operatório e maternidade.
Na primeira fase, o hospital disponibiliza 14 suítes para paciente e acompanhante, com casa de banho privativa, ar condicionado e televisão.
O bloco operatório é assistido por uma sala de recobro e está preparado para acolher diferentes especialidades cirúrgicas, nomeadamente, cirurgia geral, urologia, ortopedia, ginecologia-obstetrícia, otorrino, cirurgia plástica, entre outras. Estão disponíveis equipamentos para cirurgia laparoscópica - minimamente invasiva.
A maternidade Enfermeira Severa Fontes (uma homenagem à mãe de Alícia Wahnon), complementada por um serviço de neonatologia, oferece duas salas para parto humanizado - com a presença do pai ou outro familiar - aromaterapia, cromoterapia, banheira de água quente e playlist musical personalizada.
Associado à maternidade, estará disponível um serviço alargado de saúde da mulher, com foco no rastreio e tratamento de patologias do colo do útero.
O hospital é servido por uma central de gases, evitando o recurso a botijas, e terá em funcionamento uma central de esterilização.
A direção do Urgimed Health Hospitality conta aproveitar as instalações agora inauguradas para promover intercâmbios com médicos cabo-verdianos na diáspora, que virão ao Mindelo dar consultas e realizar procedimentos em áreas habitualmente não disponíveis no país.
A Urgimed, em Fonte Meio, continuará a funcionar como até aqui, atendendo os pacientes com consultas de clínica geral e especialidade, serviço de enfermagem e exames complementares de diagnóstico. Os seus associados gozarão de benefícios nos serviços do hospital.
Numa segunda fase, ainda sem data para concretizar, a unidade hospitalar ganhará novos pisos e alargará a oferta com que se apresenta agora ao mercado.
Texto publicado originalmente na edição nº1095 do Expresso das Ilhas de 23 de Novembro