Médico de família é “médico da comunidade” - delegado de saúde de São Vicente

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 mai 2023 16:22

O delegado de Saúde de São Vicente destaca a importância do Médico de Família no cuidado integral e eficiente da prestação de cuidados de saúde

Elísio Silva falava durante uma conferência realizada hoje, em São Vicente, no auditório da Ordem dos Médicos. O responsável regional destaca a dimensão coletiva da medicina da família.

“Porque promove a importância dos cuidados de saúde das pessoas e famílias, focando-se sobretudo na saúde e bem-estar do agregado familiar. O médico de família acompanha o utente desde a infância até à idade adulta, porque mais do que um médico de doença é um medico de prevenção e de pessoas, um médico da comunidade, que gere questões das famílias, económicas se sociais, entre outros”, refere.

O evento desta sexta-feira serviu para assinalar o Dia Mundial do Médico de Família.

Cabo Verde iniciou em Abril de 2022 o primeiro curso de formação em Exercício da Especialidade em Medicina Geral e Familiar, através de uma cooperação entre os Ministério da Saúde de Cabo Verde e Portugal. A especialização dura dois anos.

Danielson Veiga, Bastonário da Ordem dos médicos de Cabo Verde, comenta que a expectativa é que a medicina familiar tenha o seu “lugar próprio” dentro do Sistema Nacional de Saúde.

“Alcançar a cobertura nacional de saúde, na vertente da promoção da saúde, prevenção de doença, na prestação de cuidados continuados e também a parte da literacia na saúde que depende também do trabalho que o médico faz junto das famílias e das comunidades”, sublinha.

O Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade é assinalado a 19 de Maio. A data celebra e chama a atenção para o papel dos especialistas em medicina geral e Familiar nas nossas comunidades e na atenção primária da saúde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 mai 2023 16:22

Editado pormaria Fortes  em  13 fev 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.