“Venho, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, endereçar a vossa excelência, as nossas vivas felicitações e os nossos melhores votos de saúde para si e de prosperidade e paz para o seu país”, lê-se na carta do chefe de Estado.
Na missiva, o mais alto magistrado da nação reitera ainda a vontade de continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade, bem como os de cooperação, “em prol dos nossos países e povos”.
Em 28 de Fevereiro, Yury Materiy apresentou ao Presidente da República no Mindelo, ilha de São Vicente, as cartas credenciais como novo embaixador da Rússia em Cabo Verde, e transmitiu a vontade do seu país de reforçar as relações com o arquipélago, na formação de quadros ou fornecimento de grãos, apesar da condenação cabo-verdiana à invasão da Ucrânia.
“Também referi que uma das principais áreas de cooperação que o Governo da Rússia presta grande atenção é a educação. Estamos a dar formação a Cabo Verde, assegurando bolsas de estudo”, explicou.
Yury Materiy adiantou que a Rússia pretende seleccionar, este ano, mais 14 estudantes para estudarem naquele país “sem custos”.
“Actualmente, mais de 40 estudantes estão a formar-se nas universidades russas e a Rússia está a honrar os seus compromissos, pagando bolsas de estudo e garantindo a alojamento”, apontou ainda.
Apesar das várias condenações do Governo e do Presidente de Cabo Verde, públicas e em resoluções internacionais, à invasão da Ucrânia pela Rússia, o novo embaixador espera o reforço das relações.
A acreditação do novo embaixador terminou um processo com cerca de dois anos, depois de as autoridades cabo-verdianas terem rejeitado o nome proposto anteriormente, Natalia Poklonskaïa, visada por sanções internacionais.