Sociedade civil na pré-sessão da avaliação periódica Universal de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,28 ago 2023 11:49

Uma delegação da sociedade civil de Cabo Verde encontra-se em Genebra a convite da da Revisão Periódica Universal Info (UPR), para o evento “Pré-Sessões”, que abordará entre outros assuntos, a situação dos direitos humanos no país.

Segundo um comunicado da Rede cabo-verdiana dos Defensores de Direitos Humanos (RECADDH), o “Pré-Sessões” terá lugar de 29 de Agosto a 1 de Setembro de 2023.

Os membros desta delegação representam organizações e entidades comprometidas com a promoção e defesa dos direitos humanos em Cabo Verde.

Conforme a mesma fonte, no dia 1 de Setembro, os representantes da sociedade civil terão a oportunidade de apresentar suas comunicações, que se focaram sobre diversos temas cruciais.

Entre os assuntos a serem abordados estão a situação dos defensores de direitos humanos, os esforços de combate à violência de género e os direitos das crianças.

O encontro enquadra-se no processo da Revisão Periódica Universal da República de Cabo Verde pelo Conselho de Direitos Humanos da Nações Unidas que acontecerá no mês de Novembro próximo.

A delegação cabo-verdiana é composta por Felisberto Moreira, representando a Rede Caboverdiana dos Defensores de Direitos Humanos (RECADDH), Vicenta Fernandes, da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero (ACLVBG), Lourença Tavares, da Associação das Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) e Arlindo Sanches, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC).

A UPR Info é uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em Genebra, Suíça. O seu trabalho consiste essencialmente em conscientizar todas as partes interessadas sobre o mecanismo da UPR e oferecer treinamento para a capacitação.

A organização tem status consultivo especial junto ao Conselho Económico e Assuntos Sociais das Nações Unidas (ECOSOC).

Autoria:Expresso das Ilhas,28 ago 2023 11:49

Editado porSara Almeida  em  4 mai 2024 23:28