Do estrangeiro devem ainda chegar nomes como Roman Virgo, Lisbon Street, Richie Campbel, C4 Pedro e The 911 Band para além de quatro nomes do mundo do zouk, no projecto desigando Zouk Hit, nomeadamente, Harry Dibola, Francky Vincent, Phil Control e Jamice.
Da prata da casa, a comissão divulgou o projecto Divas Mindelo, que inclui as vozes do quarteto Berthânia, Jenifer Soledad, Diva Barros e Ceuzany, para além do regresso de Vlu, um dos fundadores do certame.
Há ainda no cartaz nomes como Denis Graça, Elji, MC Acondize, TAYC, Djodje, Marísia e Johnny Ramos, T-Rex, Dino de Santiago e, por fim, Kings e Dudu Araújo.
A comissão organizadora deve divulgar nos próximos dias a distribuição dos grupos e artistas pelos quatro dias do evento.
O Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que este ano celebra os 40 anos, teve a primeira edição no dia 18 de Agosto de 1984.
É realizado anualmente na praia da Baía das Gatas, a oito quilómetros da cidade do Mindelo, e não se realizou ali apenas em 1995, devido a uma epidemia de cólera que assolou Cabo Verde, e nos anos 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19, em que se concretizou o evento no formato online.
Anualmente, a Câmara Municipal de São Vicente, que organiza o certame, reserva uma verba no orçamento municipal para fazer face às despesas com a logística, viagens e cachê de artistas de Cabo Verde e do estrangeiro, mas “o grosso do montante” para suportar o evento, de acordo com a autarquia, provém de patrocínios de empresas e outras instituições.