Duas pessoas foram hospitalizadas (uma na Praia e outra em São Filipe) depois de terem testado positivo para Dengue. A situação dos dois pacientes não é vista como grave, assegura o ministério da Saúde através do Boletim Diário da Dengue.
Esta quinta-feira foram relatados 115 novos casos da doença (87 na Praia) o que levou a que fossem ultrapassados os cinco mil casos positivos diagnosticados desde o início da epidemia. Praia (3764 casos), Mosteiros (872) e São Filipe (840) são os concelhos com maior número de casos diagnosticados até agora.
Na quarta-feira a Directora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, alertou que as chuvas dos últimos dias podem contribuir para um aumento do número de casos de dengue em todo o país.
A mesma responsável anunciou que para dar resposta ao grande número de casos na capital o Hospital Central da Praia criou um espaço específico para atendimento de pessoas com sintomas de dengue, desafogando o banco de urgências.
Além disso, os centros de saúde terão horários alargados e um reforço de meios para garantir o atendimento adequado à população.
Recomendações do Ministério da Saúde
Dengue é uma doença aguda infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti.
Os sintomas mais frequentes são: febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.
Ao sentir ao menos um dos sintomas referidos, deve procurar o atendimento médico para ter orientações específicas.
Para a prevenção da disseminação desta doença nas comunidades é necessário o engajamento muito forte de todos, desde os níveis individual, comunitário e institucional, com acções direccionadas ao combate ao mosquito e à diminuição de exposição a picadas deste.
Ao nível individual e no contexto domiciliar é importante que: