No boletim desta quarta-feira, consta que o país regista 306 casos suspeitos, 256 confirmados, 4 hospitalizados e 1 óbito.
Dos casos confirmados, 130 são da Praia, dois em Ribeira Grande de Santiago, três em São Domingos, um em Santa Catarina e um em São Salvador do Mundo. Tarrafal de Santiago tem quatro casos confirmados, São Miguel 18, Santa Cruz 22 e São Lourenço dos Órgãos cinco.
No Fogo, São Filipe registou 47 casos, Santa Catarina dois. Brava tem oito novos casos, Paul dois, São Vicente nove, Sal e Boa Vista um caso cada.
Actualmente o país contabiliza 20.031 casos suspeitos, 13.317 confirmados e quatro óbitos acumulados.
Recomendações do Ministério da Saúde
Pessoas com os sintomas seguintes devem se dirigir aos serviços de saúde: “pessoa que viva em área onde se registaram casos de dengue, ou que tenha viajado nos últimos 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue e que apresente febre, usualmente entre dois e sete dias, e duas ou mais das seguintes manifestações a) náusea ou vómitos; b) mancha na pele; c) dores musculares, d) artralgia; e) cefaleia ou dor retro-orbital;
Ao sentir ao menos um dos sintomas referidos, deve procurar o atendimento médico para ter orientações específicas.
São considerados casos positivos de dengue, os casos que preencham os critérios clinico e epidemiológico, incluindo os confirmados laboratorialmente.
A realização de testes rápidos (NS1, IgM, IgG) e PCR para a dengue, fica reservada a situações já determinadas pelos serviços de saúde.
Ao nível individual e no contexto domiciliar é importante que:
- Lave todas as vasilhas e reservatórios com água e sabão, por exemplo, pratos dos vasos de planta, pelos menos uma vez por semana;
- Lave as cisternas, bidões e tanques antes de reabastecimento;
- Limpe frequentemente as calhas;
- Mantenha o pátio/terraços/quintal sem entulhos;
- Não deixe água acumulada em nenhum lugar;
- Coloque redes nas janelas;
- Coloque o lixo no contentor;
- Use roupas frescas e largas que cubram a maior área corporal.