TC considera inconstitucional dotação da CNE no Orçamento da AN

PorSheilla Ribeiro,8 jan 2025 13:48

O Tribunal Constitucional (TC) declarou parcialmente inconstitucional a resolução n.º 87/X/2022, que aprovou o Orçamento da Assembleia Nacional para 2023. Segundo o TC, a inclusão de verbas para a Comissão Nacional de Eleições (CNE) no orçamento da Assembleia Nacional fere o princípio de independência do órgão eleitoral.

Segundo o acordão do TC, a decisão foi motivada por um pedido de fiscalização abstrata sucessiva de constitucionalidade apresentado pelo Provedor de Justiça, que argumentou que a CNE, enquanto órgão constitucional independente, goza de autonomia funcional, administrativa, financeira e patrimonial, conforme previsto no Código Eleitoral e na Constituição da República.

Os juízes conselheiros concluíram que a dotação à CNE no orçamento da Assembleia Nacional é inconstitucional, por ferir o princípio da independência da Comissão Nacional de Eleições.

Também concluíram que os efeitos retroactivos da decisão são limitados, ou seja, a execução do orçamento de 2023 não será afectada no que se refere aos recursos previstos para a CNE.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,8 jan 2025 13:48

Editado porAndre Amaral  em  9 jan 2025 9:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.