Santiago e São Vicente atingem recordes na penetração de energias renováveis

PorAnilza Rocha,26 jan 2026 14:51

Os dados mais recentes do Operador Nacional do Sistema Eléctrico de Cabo Verde (ONSEC) revelam que a ilha de Santiago registou um recorde na taxa de penetração renovável de 50%, a 15 de Janeiro deste ano. São Vicente, com uma fasquia mais alta, atingiu valores entre 40% e 56% ao longo do ano.

Conforme explicou o ONSEC,  hoje, os valores de penetração correspondem ao máximo registado da media diária de cada mês.

A ilha de Santiago alcançou um “marco inédito”, consolidando os avanços registados em 2025, ano em que atingiu, de forma repetida, valores entre 45% e 47%. Por sua vez, São Vicente manteve o recorde de 56% ao longo do ano, “reflectindo a maturidade do sistema eléctrico na integração eficiente de fontes de energia limpa”.

Para o ano em curso, a meta, segundo o ONSEC, é projectar um crescimento acelerado, através da expansão significativa da capacidade eólica e solar, da implementação de sistemas avançados de armazenamento em baterias e de novos investimentos em infra-estruturas renováveis.

“Estes resultados reforçam o compromisso de Cabo Verde com um futuro mais sustentável, resiliente e energeticamente independente”, concluiu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Anilza Rocha,26 jan 2026 14:51

Editado porAndre Amaral  em  27 jan 2026 23:22

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.