Janira contra modelo de hub que não tenha em conta "impactos na vida dos cabo-verdianos"

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,12 jun 2018 15:14

A situação dos transportes, nomeadamente a ligação da Diáspora com Cabo verde, mas também os serviços consulares e a questão das alfândegas são os principais problemas que os emigrantes Cabo-Verdianos em Portugal enfrentam na sua relação com a terra Natal, diz a presidente do PAICV.

Janira Hopffer Almada, de regresso de uma visita a Portugal, considera inadmissível a criação de um hub aéreo sem se ter em conta o impacto que este pode vir a ter na vida da população, residente ou emigrada.

"Não é admissível que se decrete a mudança ou a criação de um hub aéreo numa ilha, sem se ter em conta os impactos positivos ou negativos que essas decisões possam ter na vida dos cabo-verdianos, em geral, e dos emigrantes, em especial", explica.

"No que tange aos serviços consulares e o serviço das alfândegas, é importante que o Governo acelere as reformas que vem anunciando desde o inicio do mandato, para garantir mais celeridade, mais agilidade, mais eficiência na prestação do serviço publico, para os nossos imigrantes, também, mas que crie um quadro que dê garantias, com transparência, e garanta o rigor aos emigrantes nas alfândegas", explica.

Janira Hopffer Almada afirma que a integração continua a ser um grande desafio dos cabo-verdianos em Portugal. Neste sentido, a líder do maior partido da oposição esteve em contacto com o Partido Socialista português, actualmente no poder, do qual recebeu garantias.

"A garantia que eu tive dos contactos com o grupo parlamentar do Partido Socialista é que nos próximos dias entregará ao parlamento um projecto de resolução que recomenda ao Governo a legalização dos imigrantes que estejam em Portugal a trabalhar, que tenham já feito os descontos para segurança social há pelo menos um ano, independentemente desses imigrantes terem entrado de forma legal, ou não, no território português", avança.

Sem adiantar a data, a presidente do PAICV diz que o projecto legislativo, que também recomendará ao Governo que agilize os mecanismos de entrada de emigrantes altamente qualificados, é de iniciativa do grupo parlamentar do Partido Socialista e será entregue ao parlamento luso dentro de dias. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,12 jun 2018 15:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 mar 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.