Autarca de Ribeira Grande lamenta "atrocidades" cometidas na Cidade Velha

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 ago 2018 6:50

Cidade Velha
Cidade Velha

​O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, lamenta o que chama de “atrocidades urbanísticas” na Cidade Velha que é, há nove anos, Património Mundial da Humanidade, classificação atribuída pela UNESCO.

O autarca falava no acto de formalização do acordo de cedência de gestão da Pousada de São Pedro, do Instituto de Património Cultural (IPC) para a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e na apresentação pública do “Manual Ilustrado de Normas Urbanísticas para Cidade Velha”, que aconteceu no Centro Cultural da Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago.

Na ocasião, Manuel de Pina lembrou que juntamente com a sua equipa tem tentado enaltecer a importância do sítio histórico da Cidade Velha no todo nacional, mas também da humanidade.

“Não foi fácil chegar onde estamos hoje”, disse o autarca sublinhando que ver “irregularidades urbanísticas” na Cidade Velha, traz-lhe “um sentimento de muita tristeza”, pelo esforço feito para que o “berço do povo cabo-verdiano” seja reconhecido como Património da Humanidade.

Reforçou, entretanto, que a equipa camarária vai continuar na sua luta e que o desafio é “não deixar acontecer mais nenhuma atrocidade na Cidade Velha”, sensibilizando as famílias para a preservação desse “bem precioso para Cabo Verde”.

Quanto à cedência de gestão da Pousada de São Pedro, Manuel de Pina mostrou-se satisfeito, uma vez que, segundo exemplificou, o espaço poderá desempenhar o papel de recepção de vários técnicos a nível mundial que estão interessados em trabalhar com a Cidade Velha, na perspectiva de ajudar a autarquia local.

Por seu turno, o presidente do IPC fez votos de um bom uso do espaço ora cedido. Hamilton Fernandes lembrou que o mesmo, além de ter a assinatura do arquitecto português Álvaro Siza Vieira, premiado internacionalmente, é objecto de vários estudos e trabalhos universitários.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 ago 2018 6:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 abr 2019 23:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.