Ribeira Grande de Santiago formaliza parceria com La Laguna

PorNuno Andrade Ferreira,20 jul 2018 17:30

Ayuntamiento de La Laguna
Ayuntamiento de La Laguna

​Os municípios de Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, e La Laguna, Canárias, assinaram esta sexta-feira, em Tenerife, um protocolo de parceria.

Os presidentes das duas autarquias formalizaram e alargaram uma relação que já existe e que está a ser concretizada através de um projecto europeu de turismo e património que, com sede em La Laguna, se estendeu à Cidade Velha.

Manuel de Pina, presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago destaca as semelhanças entre Cabo Verde e Canárias e as oportunidades oferecidas pela cooperação.

"Cabo verde e Canárias são muito parecidos. Canárias muito mais desenvolvido, é claro. O que se fez cá, o que já foi conseguido aqui, também podemos conseguir em Cabo Verde, em termos de desenvolvimento. Não precisamos de inventar coisas que já estão inventadas. Então, nesta parceria, penso que vamos poder ganhar muita coisa, bebendo da experiência", espera.

Por seu lado, o alcaide de La Laguna, José Alberto Díaz Domínguez, fala de uma cooperação horizontal, em que ambas as partes estão em pé de igualdade.

"Estamos acostumados a cooperações com dominação de uma visão, de uma cultura, de uma economia, esses acordos em que parece que são os poderosos frente aos inferiores. Defendo uma cooperação horizontal. Isto não é uma questão de mais poderosos ou menos poderosos, mas sim o que podemos fazer, ambas as partes", preconiza.

À semelhança da Cidade Velha, San Cristobal de La Laguna também é património da humanidade da UNESCO, declarado em 1999. Em 2016, tinha 153 mil habitantes. É a segunda cidade mais populosa de Tenerife (depois de Santa Cruz) e a terceira maior das Canárias (numa lista liderada por Las Palmas). 

O acordo de cooperação agora assinado é o início de um 'namoro' que poderá levar, no futuro, a uma geminação. Até lá, os municípios mantêm um canal de comunicação em aberto, através do qual vão estudar formas de trabalhar em conjunto. Desporto, lazer, cultura e património são as áreas a merecer principal atenção. 

A cerimónia desta tarde decorreu no âmbito do programa Campus África, organizado pela Universidade de La Laguna e que junta, em Tenerife, e durante duas semanas e meia, um grupo de 100 bolseiros, mais de metade dos quais cabo-verdianos. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,20 jul 2018 17:30

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 abr 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.