O Orçamento do Estado para 2019 terá um valor global de 71 milhões de contos e estará focado na criação de emprego e no crescimento económico disse, hoje, Luís Filipe Tavares, porta-voz do Conselho de Ministros.
"Estamos a trabalhar para garantir a continuidade da estabilidade macroeconómica do nosso país, sem perder de vista os grandes investimentos que temos de fazer em sectores como a saúde, a educação, a própria economia e acreditamos que este orçamento para 2019 vai na linha daquilo que são as grandes preocupações do governo nesta legislatura", explicou o ministro.
No Orçamento do Estado do ano passado, uma das medidas que mais polémica causou foi a do agravamento das taxas de importação de lacticínios e seus derivados. Uma medida que Olavo Correia, no parlamento aquando da aprovação do OE2018, prometeu acompanhar e retirar do Orçamento para 2019 se assim se justificasse. Questionado sobre se a medida se mantinha ou não, a resposta de Luís Filipe Tavares acabou por não esclarecer a dúvida: "O Orçamento do Estado não agrava nada, responde às preocupações do país. Os impostos, as taxas previstas vêm de acordo com aquilo que são as grandes preocupações do país".