​Jorge Carlos Fonseca destaca "manifestação de civismo" nas eleições na Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 mar 2019 15:36

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, destacou hoje a "manifestação de civismo" que representou a forma como decorreram as eleições na Guiné-Bissau, domingo, e retomou a intenção de visitar o país.

Após a despedida, no aeroporto da Praia, do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve em Cabo Verde desde o final do dia de domingo, Jorge Carlos Fonseca disse aos jornalistas que o acto eleitoral decorreu "da melhor forma possível, com tranquilidade".

Tratou-se, na opinião do chefe do Estado, de "uma manifestação de civismo que é digna de nota, demonstração de civismo que não é a primeira vez que sucede nas eleições na Guiné Bissau".

"Vamos aguardar os resultados destas eleições e acompanhar o processo de formação do novo Governo, esperando nós que as coisas continuem a correr bem e que os guineenses adquiram de uma forma definitiva os caminhos de progresso social económico e cultural que bem merecem", adiantou.

Sobre a visita que disse ter intenção de realizar à Guiné-Bissau, tendo mesmo chegado a ponderar fazê-lo antes destas eleições, Jorge Carlos Fonseca referiu que é altura de retomar a ideia.

Contudo, disse que vai ainda aguardar os resultados e "os primeiros tempos de consultas para a formação de Governo, de acordo com a Constituição da Guiné Bissau".

A partir daí, declarou, irá acertar a data de uma eventual visita oficial, nomeadamente como presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Estamos seguros que haverá condições para que a visita se faça num ambiente de cordialidade, consenso e de fraternidade como deve ser tido numa organização como a CPLP", concluiu.

No domingo, cerca de 762 mil eleitores foram chamados para a escolha de 102 deputados ao parlamento guineense. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promete divulgar os resultados oficiais provisórios na quarta-feira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 mar 2019 15:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 dez 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.