De acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades (MNEC), os dois governantes aproveitaram o momento para conversar sobre as relações de cooperação e amizade entre os dois países e ainda sobre a possibilidade de Taro Kono visitar Cabo Verde antes do final deste ano ou em meados do próximo.
“No ano passado, o chefe da diplomacia japonesa esteva para visitar a Cabo Verde em Dezembro, mas as intempéries que assolaram o Japão na altura impossibilitaram a sua visita”, frisou Luís Filipe Tavares.
A TICAD consiste em conferências multi-bilaterais de cooperação com África. Cabo Verde participou nas seis edições já realizadas.
Conforme o MNEC, para além da participação na VII TICAD, estão previstas outras visitas de entidades dos dois países, numa perspectiva de reforçar todas as vertentes da relação de Cabo Verde com a da Terra do Sol Nascente.
Cabo Verde tem beneficiado de uma cooperação com Japão, tendo como principais modalidades a cooperação técnica, incluindo a ajuda alimentar ou a formação de curta e longa duração (estágios e pós-graduação) no Japão, bem como ajuda para projectos de cooperação, com destaque para portos de pesca, apoios em equipamentos para pescas, agricultura e o fornecimento de água.