A data foi acertada entre os presidentes de Cabo Verde e de Angola, num encontro ontem, no âmbito da primeira Cimeira Rússia-África que decorreu esta quarta e quinta-feira em Sochi, na Rússia.
Numa publicação feita na sua página de Facebook, o chefe de Estado cabo-verdiano diz que a data certa será anunciada oficialmente pelos canais diplomáticos.
“Com o PR João Lourenço, acertamos data para a visita de Estado a Cabo Verde, a ser anunciada oficialmente pelos canais diplomáticos, mas que terá lugar ainda antes da próxima Cimeira da CPLP, em Luanda( Julho 2020), e abordámos questões outras, nomeadamente acordo de mobilidade na CPLP, Encontro internacional da Juventude africana( Sal, Março 2020)”, lê-se.
Durante o encontro, Jorge Carlos e João Lourenço abordaram várias questões, nomeadamente o acordo de mobilidade na CPLP e o Encontro Internacional da Juventude Africana, agendado para Março de 2020, na ilha do Sal.
No final da Cimeira, o Presidente da República teve um encontro formal e alargado com o Presidente Macky Sall, do Senegal.
Entre outros assuntos das relações bilaterais, os dois chefes de Estado falaram da Gala da Diáspora cabo-verdiana, a ter lugar em Dakar, a 7 de Dezembro deste ano, entre outras questões das relações bilaterais.
Também foram abordados aspectos relacionados com o relacionamento no seio da União Africana, e com o Encontro Internacional da Juventude Africana.
Jorge Carlos Fonseca esteve reunido com os presidentes do Gana, Scheychelles, Moçambique, Burkina Faso, Namíbia, Guiné-Equatorial, assim como com os ministros do Interior da Guiné-Bissau e dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe.