“PAIGC é o cancro da Guiné-Bissau”- Úmaro Sissoko Embalo

PorSheilla Ribeiro,22 nov 2019 16:23

Úmaro Sissoko Embalo

O candidato à Presidência da Guiné-Bissau (GB), Úmaro Sissoko Embalo, disse hoje, na cidade da Praia, que é necessário resgatar o país libertando-o do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau (PAIGC). Afirmou ainda que o PAIGC é o “cancro” da Guiné-Bissau.

O candidato do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) fez estas declarações à imprensa, à margem de uma visita ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

“O PAIGC é o eixo do mal. É por isso, que todos os candidatos democráticos que querem ver a Guiné Bissau progredir se devem unir contra o candidato do PAIGC e libertar o país de uma vez por todas”, afirmou.

Nesse sentido, Úmaro Sissoko Embalo mobilizou um pacto no sentido de derrotar Domingos Simões Pereira na segunda volta, caso o candidato do PAIGC chegar à mesma. O pacto constitui, de acordo com o ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, uma questão de princípio e já foi aceite pelos outros candidatos.

Úmaro Sissoko Embalo disse ainda que é preciso “acabar” com os partidos que tenham sido "partido de Estado" para “libertar” a África.

“Já está interiorizado, encarnado na mente deles que o partido deles é uma instituição, que é mais forte do que o Estado. Quem quer o desenvolvimento da África tem de se libertar desses partidos tradicionais”, declarou.

Sissoko Embalo mostrou-se confiante na vitória e pronunciou que caso seja eleito irá respeitar a constituição, fazer respeitar e dignificar o Estado da Guiné-Bissau, combater a corrupção e o tráfico, além de tirar as forças estrangeiras que se encontram no país.

“Se eu for eleito Presidente da República, a primeira coisa que eu vou fazer é mandar as forças estrangeiras que estão na Guiné-Bissau embora. Porque na Guiné-Bissau temos as nossas Forças Armadas, Polícias e tenho que investir, obrigar o Governo a investir na capacitação das nossas forças de defesa e segurança”, reiterou.

Caso o PAIGC vença, o candidato do Madem-G15 garante que não terá problemas. No caso de ser eleito Presidente e o PAIGC tiver a maioria no parlamento, assegurou, igualmente, que vai nomear e trabalhar com o mesmo.

“Lá serei o presidente de todos os guineenses. Não haverá instabilidade porque eu sou uma garantia da estabilidade. A estabilidade tem que começar com o Presidente da República. E eu serei um Presidente muito estável”, certificou.

Úmaro Sissoko Embalo concorre com 11 candidatos à Presidência da República da Guiné Bissau. Mutaro Itai Djabi (independente), Domingos Simões Pereira [a(poiado pelo PAIGC), Vicente Fernandes (Partido de Convergência Democrática (PCD), António Afonso Té do Partido República da Independência para o Desenvolvimento (PRID).

Ainda disputa com Nuno Gomes Nabiam (Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau- APU-PDGB, Baciro Dja (Frente Patriótica de Salvação Nacional- Frepasna), Carlos Gomes Júnior (independente) e Gabriel Indi [Partido Unido Social Democrático.

Outros nomes como Idrissa Djaló [Partido da Unidade Nacional (PUN)], José Mário Vaz (independente) e Iaia Djaló [Partido Nova Democracia (PND)] também estão na disputa para a Presidência da Guiné-Bissau.

As eleições ocorrem no próximo domingo, 24.

Autoria:Sheilla Ribeiro,22 nov 2019 16:23

Editado porSara Almeida  em  11 ago 2020 23:21