Na publicação, Janira Hopffer Almada recorda que “quanto mais e melhores condições tivermos de fazer os testes, maiores serão as nossas chances de vencer esta luta e de devolver ao povo das Ilhas aquilo por que tanto anseia”.
A líder do maior partido da oposição sugere, igualmente, que, na realização dos testes, sejam priorizados os profissionais de saúde, que estão na linha da frente no combate à pandemia de COVID-19.
“Deles dependemos, em primeira via! A eles são devidas as melhores condições de prevenção e de protecção que o País tiver capacidade de dar. E, para isso, todos nós temos de estar disponíveis e nos manifestarmos solidários!”, lê-se
No mesmo texto, Hopffer Almada envia “um abraço de solidariedade ao povo de São Vicente, pela situação que, neste momento e de há uns dias a esta parte, está a viver”.
“Acredito que todos têm tentado fazer o seu melhor, nesta luta contra a COVID-19, que é uma Luta de Todos!”, diz.
Até ao momento os testes de COVID-19 são feitos apenas no Laboratório de Virologia, na cidade da Praia.
Mas o director nacional de saúde, Artur Correia, já garantiu que está em curso a reorganização da logística, sendo que o objectivo passa por adquirir um novo tipo de testes à COVID-19, através do Fundo Global e das Nações Unidas, para que sejam realizados nos laboratórios que já existem nas restantes ilhas, evitando o actual “desconforto logístico” de ter de fazer chegar as amostras à Praia.
Cabo Verde continua a registar sete casos confirmados da COVID-19, entre as ilhas da Boa Vista (4), de Santiago (2) e São Vicente (1).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já infectou mais de um milhão e 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.
Dos casos de infecção, mais de 308 mil são considerados curados. Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a OMS a declarar uma situação de pandemia.