Senegal disposto a ajudar Cabo Verde numa maior integração na CEDEAO- ministra senegalesa

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 mar 2021 21:03

A ministra dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses do Exterior afirmou hoje que Senegal está interessado numa maior integração de Cabo Verde na CEDEAO, indicando que Dakar está disposta a ajudar e tudo fazer para que possam avançar neste espaço.

Aissata Tall SALL fez esta afirmação no final da sua visita de dois dias a Cabo Verde, da qual resultou na assinatura de um processo verbal com o ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Rui Figueiredo.

Depois de um “trabalho intenso”, a ministra senegalesa disse que sai do arquipélago “satisfeita”, isto porque está convencida de que os pontos debatidos vão ser seguidos, para que resulte numa cooperação concreta entre os dois países.

A educação, a saúde, a cultura, a melhor integração da comunidade cabo-verdiana que reside no Senegal, que a seu ver é “uma das mais dinâmicas e integradas”, bem como a comunidade senegalesa que vive em Cabo Verde, e que “vive bem”, foram alguns temas abordados.

Os dois países concordaram em trabalhar juntos para uma melhor integração no espaço da CEDEAO e para o reforço da cooperação entre os dois Estados.

No que respeita ao transporte marítimo, sublinhou que isto deve merecer uma atenção especial, por isso o Senegal quer “aproveitar do bem-fazer de Cabo Verde” neste domínio para melhor desenvolver este sector.

Questionada para quando isso deverá concretizar-se, informou que essa cooperação avançará quando “tudo estiver pronto”, para que seja uma vantagem para os dois países e para os países da CEDEAO.

“Vai ser um trabalho a três níveis: o primeiro é organizar as infra-estruturas que permitam o barco ir e vir, o segundo é fazer com que os nossos comerciantes tenham interesse de apanhar o barco e não avião e o terceiro é comunicar e sensibilizar os interessados a optarem-se pelo transporte marítimo e deve ser assunto a ser seguido pelos ministérios responsáveis pelo transporte e comércio”, precisou.

Ainda sobre a integração dos dois países na CEDEAO, o ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades de Cabo Verde Rui Figueiredo, disse que ambos os países têm a “firme convicção” de que é possível, juntos, fazerem ainda mais para essa integração regional.

“A CEDEAO é um vasto território que permitiu que saísse da mesa uma relação muito profunda, por exemplo, a nível de transporte marítimo. Nós concordamos em aprofundar a ligação comercial que existe entre os dois países, mas também de fazer a ponte com a CEDEAO”, finalizou.

A anteceder a assinatura desse processo verbal, a ministra dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses do Exterior, Aissata Tall SALL, efectuou uma visita de cortesia ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 mar 2021 21:03

Editado porAndre Amaral  em  2 jan 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.