Primeiro-ministro aponta para crescimento do PIB de 7,2% em 2021

PorExpresso das Ilhas,27 jan 2022 12:00

Ulisses Correia e Silva anunciou, hoje, a revisão em alta do crescimento económico em 2021.

Segundo o primeiro-ministro o crescimento do PIB nacional terá sido de 7,2%.

“Os cenários que nós traçamos visam atingir em 2021 um crescimento económico de 7,2%, assim que fechar as contas saberemos qual o nível. E a previsão de 6% em 2022”, disse Ulisses Correia e Silva durante a apresentação do plano de retoma económica para o período pós-covid-19.

O plano apresentado durante a manhã de hoje no Palácio do Governo prevê a criação de linhas de crédito com um valor global de 9 milhões de contos, dos quais 2,7 milhões se destinam ao apoio à tesouraria das empresas e 6,3 milhões de contos para o apoio ao desenvolvimento.

No evento Ulisses Correia e Silva voltou a defender que Cabo Verde foi dos países que mais foi afectado pela crise económica provocada pela pandemia. "É só ver a contração económica de 14,8% em 2020 para podermos ter uma noção da intensidade e da dimensão desse impacto".

Ao apontar para um crescimento do PIB de 7,2%, o primeiro-ministro faz uma revisão em alta dos números avançados pelo Banco de Cabo Verde e pelo Banco Mundial que anteriormente apontavam para um crescimento a rondar os 6%.

Durante a apresentação do plano de retoma e de apoio ao sector privado a secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgiza Vaz, anunciou que as linhas de crédito a serem concedidas pelo Estado ao sector privado têm "garantia até 50%, Taxas de Juros não superiores a 3,5%, período de carência de capital e juros - mínimo 6 meses e um prazo máximo de até 5 anos para apoio a tesouraria e até 10 anos para investimentos".

Autoria:Expresso das Ilhas,27 jan 2022 12:00

Editado porAndre Amaral  em  19 out 2022 23:28