Em declarações à imprensa, após a inauguração da nova sede do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC), Ulisses Correia e Silva justificou a sua afirmação com o facto do país ter uma dependência “muito grande”, principalmente quando há situações de crise como a guerra da Ucrânia.
“Os aumentos nos preços internacionais colocam uma pressão muito forte sobre a economia cabo-verdiana em coisas muito concretas como o aumento do gás, da gasolina, do gasóleo e eletricidade. Tudo isto impacta a economia e a vida das pessoas”, precisou.
Por isso, apontou que tornar o país menos dependente dos combustíveis fósseis será um grande ganho para a economia e uma contribuição para acção climática.
Em relação ao facto da sede da CEREEC estar sediada em Cabo Verde , o chefe do Governo considerou que aumenta a visibilidade de modo a que as energias renováveis tenham uma penetração cada vez mais rápida em Cabo Verde e na sub-região.
“A inauguração desta sede representa uma evolução positiva (…), por existir uma estratégia comum muito forte na penetração das energias renováveis e a exploração do hidrogénio verde, que vai transformar essa relação de uma exposição ao choque externo muito forte dos países africanos em relação à conjuntura internacional”, pontificou.
Relativamente ao custo de sediação na nova sede do CEREEC, Ulisses Correia Silva esclareceu que nos termos da comparticipação na CEDEAO, Cabo Verde disponibiliza as condições de instalação.
“ Há um projecto da construção de raiz da sede e esperamos que possa se concretizar em breve , porque já há um terreno para efeito e estaremos também a celebrar este grande evento que também acontecerá seguramente num período próximo”, anunciou o primeiro-ministro.
A nova sede (CEREEC), inaugurada no âmbito da visita do presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Alieu Touray, a Cabo Verde, fica situada em Achada Santo António, na Cidade da Praia, e conta com mais de 40 funcionários.
Em 2010, o CEREEC foi oficialmente inaugurado na Praia e desde a sua criação, tornou-se a instituição de referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética na região da CEDEAO, coordenando esforços, reforçando capacidades e mobilizando recursos globais em prol das energias sustentáveis.
Com 13 anos de actividade, o CEREEC consagrou-se como elemento-chave no Quadro Estratégico Comunitário (QEC) da CEDEAO, contribuindo para a sua vertente de Integração Económica e Interconectividade, promovendo o desenvolvimento de infraestruturas e conectividade, garantindo assim maior acesso a serviços energéticos a custos competitivos.