Num comunicado de imprensa desta quarta-feira, 21, o Governo afirma que o reforço do diálogo visa encontrar soluções que garantam a coesão desejada no seio da organização, preservando os princípios de paz, segurança e democracia.
No contexto da retirada desses países, o executivo garante estar a acompanhar de perto a evolução dos acontecimentos na Região. Eles reconhecem os impactos que essa decisão pode ter, especialmente no que diz respeito aos inúmeros cidadãos desses países que vivem em outros Estados-membros da CEDEAO. O comunicado enfatiza a importância de continuar a envidar esforços para que a CEDEAO permaneça um espaço de paz, segurança e democracia.
O Governo de Cabo Verde destaca a necessidade de todas as partes envolvidas trabalharem em conjunto para encontrar soluções diplomáticas que promovam a estabilidade na região e garantam o bem-estar dos cidadãos afetados pela mudança na afiliação da CEDEAO. O apelo ressalta a importância do diálogo contínuo e da cooperação internacional para enfrentar os desafios regionais e globais.