Jorge Santos substitui a partir de hoje Abraão Vicente como ministro do Mar, cargo que acumula com o de ministro das Comunidades, que exerce desde o início da legislatura.
O novo ministro do Mar afirmou que a gestão dos transportes marítimos agora é da responsabilidade do Ministério do turismo e dos Transportes, e assume a responsabilidade na criação de condições para a execução de políticas públicas relativas a este sector.
“O Ministério que neste momento estou a assumir já fez um upgrading em termos orgânicos.O Ministério dos Transportes, a partir de agora, têm a responsabilidade dos transportes marítimos e dos transportes aéreos. Portanto, o Ministério do Mar deixa de ter gestão directa dos transportes marítimos. Nós temos uma responsabilidade, porque é uma cogestão, temos a responsabilidade de criar as condições para a execução da política pública de transportes, toda a subsidiação que é preciso fazer para garantirmos o serviço público de transportes marítimos, mas a nível dos transportes marítimos, é uma responsabilidade que, a partir de agora, com a alteração orgânica que está sendo introduzida,passa para o Ministério de Transportes e Turismo, que vai ter os transportes aéreos e os transportes marítimos”, avançou.
O novo responsável pelo ministério com sede em São Vicente promete uma continuidade das políticas do mar e compromete-se a colocar a economia marítima no centro da economia.
“Com certeza estaremos também alinhados às melhores práticas e dar continuidade a toda uma política que tem sido evolutiva. Portanto, houve uma evolução da economia marítima para o Ministério do Mar e agora é dar continuidade, sempre crescendo e sempre fazendo o upgrade necessário para pôr o mar cada vez mais no centro das actividades e da vida económica nacional”, afirmou .
A tomada de posse de Jorge Santos como ministro do Mar ocorreu hoje no palácio do Presidente da República, na Praia.
O também ministro das Comunidades e antigo presidente da Assembleia Nacional substitui no cargo Abraão Vicente, candidato do MpD à Câmara Municipal da Praia, nas autárquicas deste ano.
homepage





