Em comunicado, a Presidência da República anunciou que Jorge Tolentino pediu para que fosse dada por finda a comissão de serviço no cargo de Chefe da Casa Civil da Presidência da República e anunciou que o seu sucessor será, a partir de dia 1 de Novembro, o economista Avelino Bonifácio.
“A Presidência da República agradece ao Embaixador Jorge Homero Tolentino Araújo pelo seu dedicado serviço, augurando-lhe sucessos na sua caminhada, ao mesmo tempo que deseja ao Dr. Avelino Bonifácio Fernandes Lopes sucesso nas suas novas funções”, refere a Presidência da República no mesmo comunicado.
A saída de Jorge Tolentino acontece após as polémicas em torno das contas da Presidência da República.
Em Agosto um relatório da Inspecção Geral de Finanças concluiu que cerca de 7,4 milhões de escudos foram pagos de forma indevida à Primeira Dama. Em reacção ao relatório, o Presidente da República assegurou que tinham havido falhas que não se voltariam a repetir.
Mais recentemente, após a divulgação do relatório do Tribunal de Contas, o Conselho de Administração da Presidência da República pediu a nulidade do processo alegando que os juízes daquele Tribunal estão com o mandato expirado. Um pedido que acabaria por ser indeferido pelo Tribunal de Contas.