Governo promete reforçar regularização de estudantes com dívidas nas universidades

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 abr 2025 14:39

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva afirmou hoje que vai ser reforçado o programa de regularização de estudantes com dívidas nos estabelecimentos do ensino superior.

Ulisses Correia e Silva fez este anúncio durante a sua participação numa conversa aberta sobre “Educação, Qualificação Profissional e Emprego”, com os estudantes da Universidade de Cabo Verde.

“Isso vai acontecer por diversos motivos, que têm a ver com problemas de rendimento familiar e os resquícios do impacto das crises que temos estado a viver, têm colocado muitos estudantes em situação de dificuldades, sobretudo os que terminaram ou estão no último ano e estão com dívidas de pagamento das propinas”, elencou Ulisses Correia e Silva.

São situações que o primeiro-ministro observou que afectam os estudantes, porque não conseguem ter o seu certificado e as universidades vão acumulando dívidas de estudantes e vão ter problemas de sustentabilidade.

“Então, nós estamos a trabalhar para ser um programa com dimensão suficiente para podermos ajudar a regularizar essas situações, para além de medidas mais estruturais”, disse o chefe do executivo.

Nesta sequência, o chefe do Governo adiantou também o reforço da “oferta de residência universitária” que estão alocados na cidade da Praia, em Santa Catarina e São Vicente, e com isso, conforme o PM criar uma subvenção adicional de nove por cento (%) de estudos para a cobertura de uma parte dos custos com o arrendamento das casas.

O primeiro-ministro falou ainda da importância de ter competência e gerar o próprio negócio, disse que a ideia é continuar a estudar e adquirir conhecimento complementar.

“Quanto mais competências tivermos nessa área, mesmo que você esteja num curso de filosofia, essas competências são, hoje, necessárias. Isso consegue-se também a educar pela comunicação profissional”, finalizou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 abr 2025 14:39

Editado porAndre Amaral  em  17 abr 2025 21:22

pub.

Rotating GIF Banner

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.