"O acúmulo que nós estamos a verificar nos pontos relativamente ao lixo tem que ver com dois elementos: avaria nos camiões e falta ao trabalho dos trabalhadores”, explicou.
Conforme referiu, tem acontecido que, nos finais de semana, numa equipa de seis pessoas, apenas uma apareça e que todos sentem os efeitos dessas faltas.
“O trabalhador que falta ao trabalho, a equipa que desaparece ao fim-de-semana, é responsabilidade da Câmara. Estamos a assumi-la e vamos resolver, porque somos pagos para isso”, assumiu.
Francisco Carvalho reconheceu que o actual nível de limpeza na cidade está aquém do desejado.
“Eu não poderia, de forma nenhuma, estar satisfeito”, afirmou, quando questionado se estava contente com a situação actual.
O presidente defendeu, contudo, que a Câmara tem feito esforços com os meios próprios, sem acumular dívidas.
“Estamos a pagar tudo o que estamos a fazer. A gestão anterior deixou calotes no saneamento e nós estamos a pagar até em tribunal. A nossa gestão é responsável e cuidada”, garantiu.
O autarca informou ainda que a CMP já adquiriu seis camiões e tem renovado contentores de forma contínua, salientando que a Câmara nunca tinha tido tantos camiões ao mesmo tempo.
Francisco Carvalho rejeitou a ideia de que o lixo esteja espalhado por toda a Praia. “É importante dizer que não passámos a ter lixo pelas praças ou pelas avenidas. A concentração é junto aos contentores, e é isso que temos de resolver com urgência”, esclareceu.
A solução, segundo o presidente, passa pelo reforço de meios, e garantiu que a CMP já está a trabalhar nesse sentido.
“Estamos a trabalhar para reforçar. E nós não estamos a olhar a meios. Vamos aumentar a quantidade de recursos para podermos ter mais camiões e mais pessoas a trabalhar. Esse é o caminho”, afirmou.