“O Governo manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro José Filomeno Monteiro. Destacamos a sua dedicação ao serviço público e o relevante contributo que deixou para o país. Neste momento de dor, expressamos à família, aos amigos e a todos aqueles que o acompanharam ao longo da sua vida a nossa sincera solidariedade e deixamos uma palavra de conforto e respeito pela sua memória”, escreveu o Governo.
“Partiu Jose Filomeno Monteiro, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, diplomata e homem de Estado, presente e ativo em todas as fases marcantes da vida nacional: a luta pela independência, o combate pela liberdade e democracia e afirmação de Cabo Verde no concerto das nações. Deus deu-nos o privilégio de ter Jose Filomeno entre nós. Que descanse em paz”, escreveu, por sua vez, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Natural da Cidade da Praia, José Filomeno Monteiro teve uma extensa carreira diplomática.
Entre 9 de Outubro de 2024 e 29 de Outubro de 2025, assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
Ao longo da sua trajetória, serviu como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário junto do Reino da Bélgica, dos Países Baixos e da Hungria, além de Representante Permanente de Cabo Verde junto da União Europeia entre 2016 e 2024. Antes, foi Cônsul-Geral de Cabo Verde em Hong Kong, de 1993 a 2000.
No campo político interno, foi Deputado da Nação de 2001 a 2006 e, mais tarde, de 2011 a 2016, período em que presidiu à Comissão de Relações Externas, Cooperação e Comunidades.
homepage









