Artigos sobre Kasparov
Vasily Smyslov, o mestre que pensava com as mãos
Como se sabe, para avaliar uma posição é necessário decompô-la em seus elementos. Os elementos de longa duração são chamados elementos constantes ou estáticos. Os que só se manifestam por curto tempo são designados provisórios ou dinâmicos. Na crónica desta semana iremos estudar uma excelente partida ilustrativa do tema “casas fracas”. Por definição “casa fraca” é aquela que não pode ser defendida nem por peões nem figuras.
O mestre que tinha mandíbulas de cristal
Uma das personalidades mais populares da cidade ucraniana de Odessa durante a segunda metade do século XX foi um xadrezista: “The Chess King of Odessa”, assim se intitulava numa revista holandesa um artigo dedicado à memória de Efim Geller (1925-1998), um dos aspirantes ao ceptro de Capmeão do Mundo entre os anos 50 e 70 do século passado.
Xadrez: A Escola Hipermoderna do Xadrez
Desde que começamos a aprender a jogar xadrez, ensinam-nos a importância do desenvolvimento, dos tempos, de meter as peças em jogo, primeiro os cavalos, depois os bispos, etc. Quando passamos a praticar aberturas fechadas, damo-nos conta de que o desenvolvimento das peças perde algo de importância e começam a ser mais importantes outros temas como os pontos fracos, a estrutura dos peões a assim por diante. São os famosos sistemas de jogos em que os tempos e o rápido desenvolvimento de peças não são factores determinantes.
mais