​Morreu Guida Maria, a "primeira Bernarda do Mindelo”

PorRádio Morabeza,3 jan 2018 10:47

1

Guida Maria
Guida Maria

A actriz portuguesa Guida Maria morreu esta terça-feira, aos 67 anos, vítima de um cancro. Com seis décadas de carreira, no teatro, na televisão e no cinema, a actriz também passou por Cabo Verde.

Guida Maria participou em cerca de 40 peças teatrais, entre as quais "A Mãe", "Auto da Geração Humana" e, possivelmente uma das mais conhecidas, "Os Monólogos da Vagina". Guida passou por São Vicente, onde fez, em 1997, no Centro Cultural Português do Mindelo, "Casa de nha Bernarda", adaptação de "A Casa de Bernarda Alba", de García Lorca.

Na peça, Guida Maria, era a própria Bernarda (personagem central do texto), mãe de cinco meninas cabo-verdianas, falando crioulo, e ela própria usando essa língua, que aprendeu propositadamente.

Na sua página pessoal na rede social Facebook, o director do Centro Cultural Português do Mindelo, João Branco recorda a actriz como a primeira "Bernarda do Mindelo”.

“E o ano começa com uma notícia triste: morreu a actriz Guida Maria! Para quem não sabe, ela interpretou, em 1997, a nossa primeira Bernarda 'do Mindelo', em "Casa de nha Bernarda", do Grupo de Teatro do CCP, tendo para isso aprendido a falar um pouco de crioulo. Foi um êxito estrondoso. Seis dias, dois fins de semana, completamente esgotados, com muita gente na porta, querendo entrar. Vai em paz, Guida!”, lê-se na publicação.

ilha do actor Luís Cerqueira (1926-1984), a actriz estreou-se nos palcos aos sete anos, na peça "Fogo de Vista", de Ramada Curto.

Protagonista de "A Promessa", de António de Macedo, no cinema, fez longa carreira na televisão e nunca deixou o teatro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza,3 jan 2018 10:47

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 nov 2018 3:23

1

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.