Guida Maria participou em cerca de 40 peças teatrais, entre as quais "A Mãe", "Auto da Geração Humana" e, possivelmente uma das mais conhecidas, "Os Monólogos da Vagina". Guida passou por São Vicente, onde fez, em 1997, no Centro Cultural Português do Mindelo, "Casa de nha Bernarda", adaptação de "A Casa de Bernarda Alba", de García Lorca.
Na peça, Guida Maria, era a própria Bernarda (personagem central do texto), mãe de cinco meninas cabo-verdianas, falando crioulo, e ela própria usando essa língua, que aprendeu propositadamente.
Na sua página pessoal na rede social Facebook, o director do Centro Cultural Português do Mindelo, João Branco recorda a actriz como a primeira "Bernarda do Mindelo”.
“E o ano começa com uma notícia triste: morreu a actriz Guida Maria! Para quem não sabe, ela interpretou, em 1997, a nossa primeira Bernarda 'do Mindelo', em "Casa de nha Bernarda", do Grupo de Teatro do CCP, tendo para isso aprendido a falar um pouco de crioulo. Foi um êxito estrondoso. Seis dias, dois fins de semana, completamente esgotados, com muita gente na porta, querendo entrar. Vai em paz, Guida!”, lê-se na publicação.
ilha do actor Luís Cerqueira (1926-1984), a actriz estreou-se nos palcos aos sete anos, na peça "Fogo de Vista", de Ramada Curto.
Protagonista de "A Promessa", de António de Macedo, no cinema, fez longa carreira na televisão e nunca deixou o teatro.