Mindelo chama a si a poesia

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,9 abr 2018 15:54

João Branco,  José Pinto
João Branco, José Pinto(Rádio Morabeza)

São Vicente acolhe, de 9 a 12 de Maio, o primeiro encontro internacional de poesia e poética do Mindelo. Tchon Poesia, assim se chama o projecto que vai reunir, durante 4 dias, no Mindelo, cerca de 40 participantes, entre artistas e poetas de Cabo Verde, Portugal e Galiza, Espanha.

O evento é realizado pelo Centro cultural Português, pólo do Mindelo (CCP-PM), através do Espaço Fernando Pessoa.

João Branco, director CCP-PM explica que Tchon Poesia tem na sua essência as diferentes poesias.

“Não só a poesia cantada, dita, escrita, feita em performance, visual. [Mindelo] é uma cidade riquíssima em todos esses domínios, dessas diferentes poéticas e por isso abraçamos este projecto, vamos ter poetas de diferentes países. É uma primeira edição mas queremos sublinhar a nossa vontade de ser um evento para continuar no futuro”, afirma.

Leituras, exposições, conversas, lançamentos de revistas e livros, acções poéticas, performances, teatro, oficinas, feira de poesia e de troca de livros são algumas actividades que vão marcar a edição de 2018 do Tchon Poesia.

José Pinto, curador e coordenador do encontro, fala na promoção de pontes inter-culturais entre Mindelo e o Mundo.

“Vamos apostar mais na palavra lida, dita, interpretada, corporalizada, dançada, do que propriamente na palavra escrita, tentando mostrar que a palavra tem todas essas potencialidades e que pode servir para construir pontes. O encontro tem três línguas: crioula, portuguesa e a galega. A é mesmo essa, a inter-culturalidade e a promoção de pontes entre Mindelo, o mundo e vice-versa”, sublinha

João Branco, João de Brito, Filinto Elísio, Irlando Ramos, a actriz Portuguesa Ana Sófia Paiva, Esther Carrodeguas, de Galiza, são algumas das personalidades que vão marcar presença.

O poeta sanvicentino Onésimo Silveira será homenageado nesta edição do Tchon Poesia, que vai decorrer em diversos pontos da cidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,9 abr 2018 15:54

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.