Talvez por esta razão e pela dimensão do Festival Mindelact, a última produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (GTCCPM) terá passado um pouco despercebida. Como justifica o GTCCPM em nota de imprensa, “a importância do texto original e o “atrevimento” na sua adaptação crioula, justificam a aposta na sua apresentação, no âmbito do Março Mês do Teatro, com dois espetáculos, agendados para os dias 09 e 10 de Março, sábado e domingo, no Centro Cultural do Mindelo”.
Segundo a mesma nota “esta crioulização de um dos textos fundamentais do século XX sustenta-se num elenco com grande experiência, com dois galardoados com o Prémio de Mérito Teatral, como Fonseca Soares e Ducha Faria, coadjuvados por Patrícia Estevão, Fidélia Fonseca e Edson Fortes. No papel principal está Emerson Henriques, que se preparou durante praticamente três anos para este tremendo desafio de interpretação, não só do ponto de vista emocional, mas também físico e vocal”.
O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, fundado em 18 de Fevereiro de 1993, conta já no seu historial com 57 produções, encontrando-se prestes a estrear a sua 57ª produção cénica. É o mais produtivo e internacional grupo de teatro de Cabo Verde e comemorou em 2018, 25 anos de existência.
Texto originalmente publicado na edição impressa doexpresso das ilhasnº 901 de 05 de Março de 2019.