De acordo com uma nota enviada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, Abraão Vicente fez esse anúncio, esta terça-feira, 8, durante o encontro que teve com o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça.
“Nós introduzimos na parte cultural do Programa Operacional do Turismo, a reabilitação total da igreja de Rabil, a mais antiga da ilha, para dentro daquilo que é lógica de qualificação do destino turístico”, explicou.
Segundo o governante esta será a única igreja de valor patrimonial que irá receber, neste sentido, uma intervenção de fundo e para isso, Abraão Vicente garantiu que o Governo está a aguardar apenas a disponibilização das verbas, através do Banco Mundial, para dar início à intervenção.
Neste sentido, disse que os técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) têm estado no terreno a realizar um levantamento arquitectónico e diagnóstico do actual estado deste edifício religioso de grande interesse histórico e cultural da ilha, construído em 1806.
O MCIC anunciou ainda que outro projecto que está com financiamento garantido, é o de instalação do núcleo museológico de arqueologia subaquática, a ser instalado no edifício da antiga Alfândega.
Conforme a mesma fonte, o edil Cláudio Mendonça, por seu lado, ficou satisfeito com esses anúncios e ressaltou o excelente trabalho de proximidade que tem sido levado a cabo entre o Governo e a Câmara Municipal.
Neste encontro com o edil da Boa Vista, o MCIC esteve acompanhado pelo presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes.