Ministro da Cultura anuncia reabilitação integral da Igreja de São Roque

PorDulcina Mendes,9 mar 2022 11:28

​O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente anunciou que a igreja de São Roque, em Rabil, ilha da Boa Vista, será integralmente reabilitada no âmbito do Programa Operacional do Turismo (POT).

De acordo com uma nota enviada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, Abraão Vicente fez esse anúncio, esta terça-feira, 8, durante o encontro que teve com o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça.

“Nós introduzimos na parte cultural do Programa Operacional do Turismo, a reabilitação total da igreja de Rabil, a mais antiga da ilha, para dentro daquilo que é lógica de qualificação do destino turístico”, explicou.

Segundo o governante esta será a única igreja de valor patrimonial que irá receber, neste sentido, uma intervenção de fundo e para isso, Abraão Vicente garantiu que o Governo está a aguardar apenas a disponibilização das verbas, através do Banco Mundial, para dar início à intervenção.

Neste sentido, disse que os técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) têm estado no terreno a realizar um levantamento arquitectónico e diagnóstico do actual estado deste edifício religioso de grande interesse histórico e cultural da ilha, construído em 1806.

O MCIC anunciou ainda que outro projecto que está com financiamento garantido, é o de instalação do núcleo museológico de arqueologia subaquática, a ser instalado no edifício da antiga Alfândega.

Conforme a mesma fonte, o edil Cláudio Mendonça, por seu lado, ficou satisfeito com esses anúncios e ressaltou o excelente trabalho de proximidade que tem sido levado a cabo entre o Governo e a Câmara Municipal.

Neste encontro com o edil da Boa Vista, o MCIC esteve acompanhado pelo presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,9 mar 2022 11:28

Editado porDulcina Mendes  em  24 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.