Dia da Europa celebrado em cinco ilhas

PorDulcina Mendes,9 mai 2024 13:49

Celebra-se no dia 9 de Maio, o Dia da Europa. Este ano, a União Europeia em Cabo Verde está a realizar um conjunto de actividades para assinalar a data. Concerto musical, oficina artística, cinema, feira de projetos, festival de poesia e poética, conversa com estudantes, são as actividades que serão realizadas para celebrar a data.

As actividades tiveram início desde 24 de Abril e vão até 25 de Maio. Santiago, Fogo, Maio, São Vicente e São Nicolau, são as ilhas que vão receber as actividades do Dia da Europa.

As actividades tiveram início desde 24 de Abril, com a realização do Festival Oiá Itinerante Djarmai, que aconteceu na ilha do Maio. O Festival Oiá Itinerante Djarmai (com Festival Oiá) percorreu várias localidades da ilha.

A cidade do Porto Inglês e as localidades de Morrinho, Cascabulho, Alcatraz, Pilão Cão e Barreiro receberam ainda palestras, workshops, música, arte, educação e projecção de filmes. As actividades foram realizadas com o apoio do Programa Maio 2025 e parceiros.

Depois da ilha do Maio, a União Europeia em Cabo Verde realizou no dia 3 de Maio, na Cidade da Praia, a conferência “Jornalismo Cabo-verdiano: onde estamos e para onde vamos”. Esta conferência foi realizada em parceria com a AJOC.

Esta terça-feira, 7, foi realizado um Diálogo Político sobre o abuso sexual de menores, em parceria com o Governo e outros estados-membros da União Europeia. De acordo com uma publicação da União Europeia em Cabo Verde, o diálogo visa analisar a situação em Cabo Verde, identificar lacunas e desafios na implementação das leis existentes, assim como perspectivar formas de intervenção e propostas concretas para prevenir e combater estes crimes.

O diálogo político enquadra-se no Roteiro da União Europeia para o compromisso com a sociedade civil em Cabo Verde, para o período 2021-2025.

No âmbito do Dia da Europa, a ilha de São Vicente acolhe esta quinta-feira, 9, o 8º Concerto com História, em colaboração com a Procultura e a Mariventos.

Na sexta-feira, 10, está programada no concelho de Santa Catarina do Fogo, uma Conversa sobre o Empoderamento dos jovens e a União Europeia.

Na Praia acontece a ante-estreia do filme “Pirinha” de Natacha Craveiro. O filme “Pirinha” contou com o apoio da União Europeia em Cabo Verde, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e da Organização das Nações Unidas em Cabo Verde.

Conforme explicou Natacha Craveiro, numa nota de imprensa, “Pirinha” traz como pano de fundo a paisagem da ilha de Santiago, falado em crioulo e embalado pela nossa música. “A equipa é toda ela cabo-verdiana e todas as fases da produção tiveram lugar em Cabo Verde”.

“Pirinha é a viagem de uma jovem mulher às masmorras do seu subconsciente para se encontrar e se libertar de traumas de infância”, acrescenta.

No dia 15, a ilha de São Vicente recebe o “Carnaval (Em) Cena – Oficina artística”.

No dia 16, o concelho de Ribeira Brava, em São Nicolau, acolhe o lançamento do projecto “Reforçar o Ecoturismo nas áreas protegidas de São Nicolau e Santo Antão.

De 23 a 25, a Cidade de Mindelo recebe o Festival Internacional de Poesia e Poética. Nos dias 24 e 25, a Cidade da Praia acolhe a Feira da Equipa Europa e Global Gateway, com Governo, Câmara Municipal da Praia e Estados Membros da União Europeia.

De lembrar que o Dia da Europa celebra-se a 9 de Maio, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de Maio de 1950, que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida assente na paz, na prosperidade e no bem-estar dos povos europeus.  

______________________________________________________________________________________

Agenda Cultural

- Encontro de poetas de Santiago, no espaço Poial Lounge, em Assomada, este sábado, 10, das 10h00 às 18h00.

- Música ao vivo com Tríu di Fôgu, no restaurante Seven Beach Club, na Praia, esta sexta-feira, 10, a partir das 20h30.

- Concerto de Acácia Maior, no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, em São Vicente, esta sexta-feira, 10, às 20h30.

image

- Música ao vivo com Nataniel Simas, Zeca Couto, Adão Brito e Jorge Pimpa, no restaurante Quintal da Música, na Praia, esta sexta-feira, 10, às 21h00.

- Show de lançamento do EP “Mininus 2000” de Neuza de Pina, no Auditório Jorge Barbosa, na Praia, esta sexta-feira, 10, às 21h00.

image

- Música ao vivo com Mário Gamboa e Banda, no restaurante Seven Beach Club, na Praia, esta sexta-feira, 10, a partir das 20h30.

- Música ao vivo com Mindela Soares, Ulisses Português, Lulan e Jorge Pimpa, no restaurante Quintal da Música, na Praia, este sábado, 11, às 21h00.

- Concerto Jazz Verde Duo – Manuel di Candinho e Palinho Vieira, no Centro Cultural do Mindelo, este sábado, 11, às 21h00.

image

- Festival 13 de Maio, junto à antiga EMPA, em Assomada, este sábado, 11, às 22h00. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1171 de 8 de Maio de 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,9 mai 2024 13:49

Editado porClaudia Sofia Mota  em  24 jun 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.