Mindel Summer Jazz homenageia Chico Serra com artistas de nove países e quatro continentes

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,31 jul 2024 11:29

​A 12ª edição do Mindel Summer Jazz, que acontece nos dias 08 e 09 de Agosto, em São Vicente, terá artistas de nove países de quatro continentes a homenagear o pianista Chico Serra.

Esta informação foi avançada esta terça-feira, 30, em conferência de imprensa pelos organizadores Alexandre Novais e Vou Monteiro, que decidiram reconhecer o músico Chico Serra, do seu nome Francisco José Coelho Pereira Serra, ainda em activo, "por ser um autodidata, criativo e por tudo aquilo que ele fez pela música em Cabo Verde".

“Este ano nós vamos homenagear Chico Serra, que como todos sabem é um autodidata que não tem nenhuma formação musical, e através dele homenagear toda a geração morabeza e o Monte Cara. Ele representa a forma de estar na música do povo cabo-verdiano, que é natural, e que Mindelo personifica”, explicou Alexandre Novais, para quem em todos os grupos vai-se ouvir “sopros, piano e percussão excepcionais”.

Assim, na quinta-feira, dia 08, actuará Carlos Matos, proveniente da Holanda, segue-se a banda cabo-verdiana “Pret e Brónk” que terá como convidada especial a cantora Silvia Medina.

Para encerrar o primeiro dia do Mindel Summer Jazz entrará em palco o pianista cubano reconhecido mundialmente Roberto Fonseca, junto com Andres Coayo.

Na sexta-feira, dia 09, subirá ao palco Kavita Saha, que vem dos Estados Unidos da América, mas que apresentará um projecto à volta de músicas de Cabo Verde com uma banda suporte formada por cabo-verdianos.

Estão previstas a actuação do pianista e compositor de jazz francês Jacky Terrasson e do músico de jazz haitiano-canadense Jowee Omicil, que encerrará o segundo dia.

Segundo a organização, nesta 12ª edição, mais do que dois dias de evento principal na Pracinha do Liceu Velho, Mindel Summer Jazz também terá eventos voltados para a cidade para dar também a oportunidade aos munícipes e a interagir com o estilo e com os artistas que participam no evento.

Mas, antes do show principal, na terça e quarta-feira, haverá actividades paralelas, das quais o Mindel Summer Júnior, cuja ideia é despertar desde cedo as crianças para a arte musical e para o ambiente de jazz, com a participação do projecto socioeducativo Orquestra Sab Sabim, que nasceu na Ribeira de Craquinha e que já abarca várias zonas da cidade.

Fazem parte do programa ainda o evento Alta Lua Jazz Connection, que deverá acontecer no pontão da Marina do Mindelo e o Master Class (interação dos artistas nacionais com os artistas especialistas de Jazz), na tarde de quarta-feira, no Centro Cultural do Mindelo, numa espécie de pré-abertura do festival.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, a autarquia é uma parceira do Mindel Summer Jazz porque o evento é uma grande aposta.

“Temos consciência das dificuldades, mas a aposta na cultura é enorme. A CMSV é sempre uma parceira porque temos confiança no potencial de São Vicente que pode dar muito mais em várias áreas principalmente na cultura. E o Mindel Summer Jazz é um exemplo disso porque cada vez está melhor”, frisa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,31 jul 2024 11:29

Editado porAndre Amaral  em  20 nov 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.