Midelense e Académica da Praia decidem hoje o Campeonato Nacional

PorInforpress, Expresso das Ilhas,2 jun 2018 14:51

​Hoje é o dia de todas as decisões e os olhos e ouvidos dos cabo-verdianos estão virados para Santo Antão (Estádio Municipal de Porto Novo), onde Académica da Praia e Mindelense disputam a final do campeonato nacional.

Numa final inédita, a equipa negra da capital parte à procura do primeiro ceptro nacional, enquanto o Mindelense vai tentar conseguir o seu décimo terceiro título na prova rainha do futebol cabo-verdiano.

Os leões do Mindelo, nos últimos anos, têm, a par do Sporting da Praia, dominado o futebol nacional.

Nos últimos 11 anos essas duas regiões desportivas (Praia e São Vicente) venceram onze títulos nacionais, sendo cinco para o Mindelense, cinco para o Sporting da Praia e um para o Boavista da Praia.

E na final de hoje uma das regiões vai sair novamente vencedora e a Académica da Praia vai tentar conseguir um título inédito.

O Estádio Municipal do Porto Novo é o primeiro a receber a final desta competição no novo figurino, facto que vai ser marcado com o descerramento de uma placa antes do jogo.

Para a final do campeonato nacional, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) preparou um programa que está a decorrer desde esta quinta-feira, com a chegada da delegação a Santo Antão.

Na sexta-feira, além dos treinos de adaptação das equipas finalistas, o programa contemplou uma conferência de imprensa de antevisão do evento e a realização do “espaço golo”, com animação musical, tamboreiros, “colá sonjon”, jogos tradicionais e feira de promoção dos produtos locais.

Hoje vão ser homenageados os presidentes da FCF e haverá ainda um jantar de gala, com o regresso das equipas previsto para domingo.

O Conselho Nacional de Arbitragem indigitou o trio da Ilha do Sal, liderado por António Rodrigues, para dirigir esta final.

O juiz salense vai ser coadjuvado por Djery Lopes e Edmilson Tavaresh, sendo e Lenine Delgado, de Santo Antão Sul, o quarto arbitro.

A final do campeonato nacional de futebol, época 2017/2018 tem pontapé-de-saída agendado para às 15:30, no Estádio Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, una escolha da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Para chegar à final Académica da Praia eliminou o Foguetões (Santo Antão Norte) enquanto o Mindelense deixou pelo caminho o Palmeira (Sal).

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,2 jun 2018 14:51

Editado porAndre Amaral  em  24 fev 2019 23:21