​Resumo de um fim-de-semana de futebol

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 jan 2019 14:51

Foi mais um fim-de-semana de futebol em Cabo Verde. Académica, Farense e Castilho eliminadas da Taça São Vicente. Sporting da Praia lidera campeonato em Santiago Sul. Botafogo comanda no Fogo. Santo Crucifixo continua na frente em Santo Antão Norte. Morabeza segue em frente na Boa Vista. Juventude e Oásis lideram no Sal. Beira-mar comanda no Maio.

São Vicente

Os jogos da 1ª eliminatória da Taça São Vicente, em futebol, prosseguem esta terça-feira, 22, feriado municipal, com mais dois jogos, mas nos jogos disputados no fim-de-semana foram eliminadas três formações da primeira divisão.

Assim, Académica, Farense e Castilho disseram adeus à competição, na eliminatória em que brilharam alguns clubes da segunda divisão.

Um deles é Falcões do Norte, que eliminou o Castilho no desempate por pontapés da marca da grande penalidade, após empate a zero nos 90 minutos regulamentares, feito também alcançado pela formação do Amarante, da segunda divisão, que também eliminou o Farense no desempate por penaltis, após empate a dois golos no tempo regulamentar.

O outro clube da primeira divisão que caiu na 1ª eliminatória é a Académica do Mindelo, derrotada pelo Mindelense, também no desempate por penalidades, após empate a dois golos no tempo regulamentar, com a particularidade de a Académica ter estado a vencer por 2-0.

Nos outros dois jogos, o Ponta de Pom, da segunda divisão, eliminou o São Pedro, com vitória de 1-0. Calhau (segunda divisão) eliminou o Ribeira Bote (também da segunda divisão), após resultado 1-1 no tempo regulamentar.

A primeira eliminatória fica concluída esta terça-feira, 22, feriado municipal, com dois jogos: Salamansa – Corinthians (14:00) e Batuque – Derby (16:00).

Assim, estão apuradas para a 2ª eliminatórias as equipas do Mindelense, única da primeira divisão, e mais quatro da segunda: Amarante, Ponta de Pom, Falcões do Norte e Calhau, sendo certo que mais duas da primeira divisão serão apuradas esta terça-feira, já que os dois jogos previstos serão disputados entre clubes da primeira divisão.

A 2ª eliminatória joga-se a 16 de Fevereiro, entre os vencedores da 1ª eliminatória, as meias-finais no dia 20 de Março, e a final a 6 de Abril.

Santiago Sul

A equipa dos Travadores perdeu ontem, no Estádio da Várzea, por 1-0 com o Bairro e ficou “mais longe” da liderança do campeonato regional de futebol de Santiago Sul, comandada pelo Sporting, com 31 pontos.

Na primeira partida deste domingo, a Académica venceu o Benfica por 2-1, num desafio em que os benfiquistas fizeram por merecer um melhor resultado.

A tabela classificativa é liderada pelo Sporting, com 31 pontos, seguido da Académica (30), Celtic (30), Travadores (25), Boavista (24), Desportivo (18), Bairro (13), Relâmpago (12), Unidos do Norte (11), Ribeira Grande (07), Benfica da Praia (06) e Tchadense (01).

Fogo

O Spartak não foi além de um empate a um golo frente ao Atlético dos Mosteiros, no jogo de encerramento da décima jornada do campeonato regional de futebol do Fogo do primeiro escalão.

Resultado completo da 10ª jornada: Valência 1 – Nova Era 0, Vulcânico 2 – Académica 2, Desportivo 0 – Botafogo 2, Baxada 0 – No Pintcha 6 e Spartak 1 – Atlético 1.

Depois da 10ª jornada do campeonato regional do Fogo, a Botafogo lidera com 23 pontos, seguido da Académica também com 23 pontos, Vulcânico 19, No Pintcha 14, Desportivo 13, Atlético 11, Spartak e Valência nove pontos, Baxada oito pontos e Nova Era com sete.

Na décima primeira jornada jogam Atlético - Vulcânico, No Pintcha – Spartak, Botafogo – Valência, Académica – Desportivo e Nova Era – Baxada.

Santo Antão Norte

A equipa do Rosariense goleou o Solpontense, por 5-0, este domingo, no jogo da terceira jornada do campeonato regional de futebol de Santo Antão Norte, e saltou para a quarta posição da tabela classificativa da competição.

No sábado, Beira Mar e Santo Crucifixo abriram a jornada. A vitória sorriu ao Santo Crucifixo, por 3-0.

No segundo jogo da tarde de sábado, o Foguetões e o Paulense empataram a zero.

Com estes resultados o Santo Crucifixo continua a liderar a tabela com o pleno dos nove pontos possíveis, em segunda posição está o Foguetões com cinco pontos, o Paulense ocupa o terceiro posto com quatro pontos.

Na segunda metade da tabela o Rosariense é agora quarto, com três pontos, o Solpontense é quinto com os mesmos três pontos e o novo lanterna vermelha é a equipa do Beira Mar, que tem um ponto.

Brava

A equipa do Morabeza venceu sábado, no Estádio Municipal Aquiles de Oliveira, a formação da Académica (7-1) e continua na liderança do campeonato regional de futebol da Brava.

Já o Sporting goleou a equipa do Benfica por 6-0.

Com estes resultados, o Morabeza continua na liderança da tabela com 18 pontos, perseguido pelo Nô Pintcha 16 pontos e o Sporting 16 pontos, seguidos pelo Benfica 9 pontos, Académica 3. O Corôa é a única equipa que ainda não pontuou.

Para a oitava jornada, disputada no próximo final de semana, estão marcados os encontros entre Académica X Sporting no sábado, e no domingo Benfica – Corôa e o derby Nô Pintcha – Morabeza.

Boa Vista

A equipa do Onze Estrelas venceu domingo, no Estádio Arsénio Ramos, em Sal-Rei, a Académica por 1-0 e alcançou esta formação no topo da tabela classificativa do regional de futebol da Boa Vista, com 13 pontos.

Na outra partida, Juventude e África Show empataram a duas bolas, resultado que permitiu ao Sal-Rei ultrapassar a formação de João Galego na tabela classificativa.

Na classificação, Onze Estrelas e Académica lideram com treze pontos, seguidas África Show (10), Sal-Rei (08) Juventude (07), Sporting e Desportivo (05), e Sanjoanense (03).

Sal

As equipas de Santa Maria e Académico aproximaram-se domingo dos líderes do campeonato regional da ilha do Sal ao vencerem Florença e Palmeira, respectivamente.

Em partidas que encerraram a sexta jornada, realizadas no Estádio Marcelo Leitão, o Santa Maria venceu o Florença por 3-0, enquanto o Académico bateu o Palmeira por um tangencial 1-0.

Santa Maria e Académico passam a somar 10 pontos e ficam a quatro dos líderes Oásis e Juventude, que este sábado empataram sem golos.

No outro jogo deste sábado, a Académica venceu o Asgui por 2-1, e conseguiu a sua primeira vitória na competição.

Na classificação, Juventude e Oásis lideram, com catorze pontos, seguidos de Santa Maria e Académico (10), Florença, (8), Palmeira (6), Académica (03) e Asgui (01).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 jan 2019 14:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 out 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.