Segundo avança a Inforpress esta vai ser a primeira vez que Cabo Verde organiza uma competição com este “status”, evento que também garante a vaga a nível do futebol para o Campeonato do Mundo de San Diego, Estados Unidos da América.
O torneio de futebol de praia vai qualificar os representantes africanos, masculino (1º e 2º lugares) e feminino (1º lugar), para os próximos Jogos Mundiais de Praia 2019 ou ANOC World Beach Games, que acontecem em San Diego, de 08 a 15 de Outubro.
Fontes da organização consideram que estas qualificações prestigiam, ainda mais, os I Jogos Africanos de Praia, que também servirão para qualificar as oito melhores duplas masculinas e femininas, também no vólei de praia, para os Jogos Gerais Africanos de Rabat, Marrocos, agendados para Setembro próximo.
Referenciados como o maior acontecimento desportivo de sempre realizado em Cabo Verde, os I Jogos Africanos de Praia realizam-se em Santa Maria (Sal) de 14 a 23 de Junho, e serão disputados por equipas dos 54 países do continente africano, num total de 1000 atletas.