Esta partida da segunda jornada da quinta e última fase africana de qualificação realizada Pavilhão Multiuso de Luanda (Angola) foi marcada por um problema técnico, falha de energia eléctrica, no final do segundo período.
A selecção anfitriã, que foi mais forte durante todo jogo, venceu os quatro períodos (20-18, 23 -18, 21-16 e 16-15) e ganhou a partida por uma diferença de 13 pontos (80-67).
Cabo Verde, após esta derrota, fica com 14 pontos e cai para terceira posição deste Grupo E, mas ainda tem chances de qualificação como o melhor terceiro classificado.
Neste momento a Tunísia, terceiro do grupo F, com 17 pontos, está em vantagem sobre Cabo Verde.
A selecção nacional volta a entrar hoje em campo para defrontar a Costa do Marfim que já está qualificada para o Mundial.
No entanto, neste Grupo E, a Costa do Marfim lidera com 17 pontos seguida da Angola com 16 pontos, Cabo Verde e Nigéria (14 pontos), Guiné-Conacri e Uganda (10 pontos),
As eliminatórias de qualificação africana para ao Mundial’2023 começaram a ser disputadas em Novembro de 2021 e terminam em Fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 selecções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.
Os dois primeiros lugares e melhor terceiro classificado dos dois grupos de seis selecções qualificam-se para o Mundial.
O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.