​Atletas da Selecção Cabo-verdiana de Basquetebol acusam Governo de dívida

PorEdisângela Tavares,5 out 2023 15:49

Os Atletas da Selecção Nacional de Basquetebol denunciaram, hoje, que passado mais de um mês do término do campeonato do mundo, realizado no Japão, o Governo ainda não transferiu o montante total do orçamento previsto e aprovado para a competição.

Num comunicado a que o Expresso das Ilhas teve acesso, os atletas da Selecção Cabo-verdiana de Basquetebol e a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) demonstraram a sua insatisfação e emanaram um grito de “basta” ao que consideram uma falta de respeito por parte do Governo.

Segundo o comunicado, assinado por todos os atletas da selecção, o montante deveria ser pago à FCB desde Maio ou Junho para que esta pudesse garantir uma preparação digna aos atletas para poderem representar o país no “momento mais alto da sua história no que toca ao desporto cocletivo”.

“Deste modo, mais uma vez, a Federação encontra-se endividada e sem condições de pagar a totalidade dos prémios e ajudas de custo que os atletas que representaram o país no seu primeiro Mundial de sempre e de forma digna e brilhante têm direito! Mais uma vez a federação também não tem dinheiro para liquidar o valor das passagens de regresso do Japão que ronda os seis mil contos e os prémios e ajudas de custos previstos para todos os atletas que totalizam também cerca de 6 mil contos!”, lê-se no comunicado.

O texto explica que o montante não foi disponibilizado a tempo para a preparação dos jogos e que o mesmo, quando foi disponibilizado, veio em partes.

“A selecção nos primeiros dias de treinos nem sequer tinha dinheiro para fornecer equipamentos de treino e água aos atletas que se encontravam em estágio em Cabo Verde e mesmo perante todos esses inconvenientes nunca deixaram de trabalhar arduamente e com afinco para representar de forma digna o nosso país”.

O comunicado lembra ainda que os atletas fizeram todo um percurso, “de mais de dois anos”, seis janelas de qualificação até ao Mundial 2023, sem sequer receber uma “gratificação e ajudas de custo”, tudo por “amor” a Cabo Verde e à bandeira que representam. Atletas que fizeram de Cabo Verde o terceiro país com maior subida no ranking FIBA, de 19 posições, após o mundial e, antes disso, já tinham subido 46 posições a quando da classificação para o mundial.

“Após a qualificação foi lhes prometido um prémio de qualificação por parte do Governo que nunca se chegou a materializar. Hoje, um mês depois do mundial, ainda estamos à espera dos prémios e das ajudas de custo! Este é o momento de dizer BASTA à falta de respeito para com os atletas que tanto deram ao país, trabalharam, que fizeram de Cabo Verde o país mais pequeno de sempre a estar num mundial, o país mais pequeno de sempre a ganhar um jogo na competição”.

O comunicado em nome de todos os 15 atletas que estiveram presentes no mundial da FIBA 2023, reitera um “basta” ao desrespeito por parte do Governo e apela mais consideração pelo esforço e trabalho bonito e digno dos atletas e da FCB para representar o país.

“Mas o amor à camisola não nos paga as contas ao final do mês e nem dá de comer aos nossos filhos”, destacou.

Autoria:Edisângela Tavares,5 out 2023 15:49

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28