“FIFA Futebol nas Escolas” é uma iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), elaborado em 2019, e que já beneficiou 102 países, sendo objectivo abranger todos os 211 Estados do mundo.
Em Cabo Verde, está a ser executado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e Ministério a Educação.
Juntamente com o lançamento do programa, que ocorreu na manhã deste domingo, na Cidade da Praia, foi inaugurada a formação de três dias para reforçar as competências e capacidades do projeto.
A formação, conforme avança à imprensa o coordenador do “FIFA Futebol nas Escolas” em Cabo Verde, José Luiz Gomes, é destinada a um 30 coordenadores de todas as ilhas, com exceção da ilha do Sal, que não conseguiu enviar um representante.
“Vamos ter vários torneios, várias competições e vamos ter uma equipa vencedora que posteriormente irá participar a nível da nossa zona africana”, concretiza o responsável
A FIFA, sublinha José Luiz Gomes, colocou à disposição da FCF um montante de 50 mil dólares, mais equipamentos, como bolas e coletes.
No âmbito deste programa, numa primeira fase foram distribuídas a cada uma das 65 escolas inscritas duas bolas para cada categoria, feminina e masculina, ressaltou o coordenador, indicando que na próxima fase as seleções das ilhas vão ter direito a mais dez bolas, cada.