Concurso para construção do Terminal de Cruzeiros lançado até Junho

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2018 11:44

2

O concurso público para a construção do Terminal de Cruzeiros de São Vicente deve ser lançado antes do final do mês de Junho deste ano, anunciou hoje o Governo.

A informação foi avançada, no Mindelo, pelo ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, ao presidir a cerimónia de abertura do workshop regional sobre direito do mar.

“Aproveito para informar que o Governo, há menos de duas semanas, assinou acordos financeiros para financiamento do terminal de cruzeiros de São Vicente, cujo concurso para a construção deverá ser lançado ainda antes de finais de Junho deste ano”, garante José Gonçalves, sem adiantar mais pormenores sobre o assunto.

O governo garantiu a 22 de Março que já mobilizou 29 milhões de euros para a construção do Terminal de Cruzeiros de São Vicente. A verba foi conseguida junto do Fundo OPEC para o Desenvolvimento Internacional (OFID). Desse montante total, pelo menos 16 milhões já estão assegurados, depois de, em finais de Abril, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, ter assinado, em Washington, Estados Unidos, o acordo de co- financiamento com o Fundo de Desenvolvimento Internacional.

O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 350/300 metros, respectivamente, uma profundidade máxima de 11 metros, e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal que vai ter lojas, free-shops, restaurantes, bares, pequenos museus e lojas de souvenirs.

De acordo com os cálculos apresentados em Dezembro de 2016 pelo presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor), Jorge Maurício, durante o VII Encontro Internacional de Turismo, a construção do Terminal de Cruzeiros no Porto do Mindelo poderá resultar num aumento de mais de 80 por cento (%) do número de escalas de navio de cruzeiros e passageiros recebidos em São Vicente. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2018 11:44

Editado porAndre Amaral  em  21 nov 2018 3:23

2

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.