​São Vicente recebe encontro internacional sobre direito do mar

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2018 15:17

Cabo Verde acolhe, pela primeira vez, o Workshop Internacional sobre Direito do Mar. O evento acontece hoje e quinta-feira, em São Vicente.

Em discussão estão questões como a delimitação de fronteiras marítimas, a pesca ilegal e os procedimentos urgentes da libertação imediata de embarcações de pesca estrangeiras e das respectivas tripulações nos casos de detenção por violação da legislação pesqueira do Estado Costeiro na sua Zona Económica Estrangeira.

O workshop internacional conta com a participação de vários países da Costa Ocidental e Central Africana. Presente no evento, o juiz cabo-verdiano do Tribunal Internacional do Direito do Mar, José Luís Jesus explica que a ideia é preparar os países em caso de problemas com outros Estados.

“Por exemplo, um Estado detém uma embarcação de pesca que esteja, alegadamente, a pescar ilegalmente na Zona Económica Exclusiva, há procedimentos no tribunal que permite a libertação imediata no navio e da tripulação, mediante o depósito de uma caução. São aspectos importantes que devem ser conhecidos pelos representantes dos Estados, se os seus Estados se encontrarem nessas circunstâncias”, explica.

É a quinta vez que o Tribunal Internacional do Direito do Mar realiza este workshop na região africana. Esta é a primeira vez que Cabo Verde acolhe o evento, um país considerado importante do ponto de vista das questões do direito do mar. Um facto realçado pelo ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, que presidiu ao acto de abertura do workshop.

“Esta é a primeira vez que a cidade do Mindelo e Cabo verde tem a honra de servir de palco para tão augusto encontro do tribunal Internacional sobre o direito do mar, um órgão especializado das nações Unidas. O nosso sincero desejo é que o Tribunal Internacional, bem como outras instituições de igual quilate possam realizar regularmente encontros de alto nível internacional aqui nesta linda cidade”, diz.

O Workshop Internacional sobre Direito do Mar é organizado pelo Tribunal Internacional para o Direito do mar, em colaboração com o Governo de cabo Verde, com o apoio financeiro do Instituto Marítimo da Coreia (KMI) e do Instituto de Estudos Internacionais da China…

Além do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, a abertura foi presidida pelo presidente do tribunal Internacional do Direito do Mar, Jin-Hyun Paik.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2018 15:17

Editado porAndre Amaral  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.