A “Cabo Verde Ocean Week” acontece de 19 a 23 de Novembro, em São Vicente, com foco, segundo José Gonçalves, no desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos e a preservação da saúde e bem-estar do mar.
“O nosso Governo, estando fortemente engajado na causa protecção dos nossos mares e oceanos, na preservação da vida e biodiversidade marinha, soluções para um mar sem lixo e estratégias de conservação marinha, pretende organizar anualmente um evento de nível internacional denominado “Cabo Verde Ocean Week”. [O evento] visa apresentar estratégias e medidas para cuidar o oceano e aproveitando a valiosa oportunidade para exibir Cabo Verde como palco privilegiado de economia azul no Atlântico Médio”, diz.
A Ocean Week vai contar com conferências internacionais, debates com cientistas ligados à economia azul e à economia do mar, além de programas culturais, workshops e actividades desportivas que servem de lançamento dos Jogos Africanos de Praia que acontecem na ilha do Sal, no próximo ano.
O presidente da comissão organizadora, Ildo Rocha, explica que do evento vai sair um documento denominado “Resolução de Mindelo”.
“O Estado de Cabo Verde terá todo o interesse nessa resolução. Lembrando que nós teremos especialistas que, não só estarão participando do nosso evento como também estarão participando de outros eventos, trazendo a sua experiencia para nós, e haverá uma declaração também por parte dos ministros seja da CSRP, seja da CPLP relativamente do “Cabo Verde Ocean Week”, explica.
O evento internacional tem como objectivo elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a importância e a sustentabilidade dos oceanos.
A “Cabo Verde Ocean Week” vai contar com a presença de várias figuras internacionais em matéria de economia azul, entre os quais o vice-presidente da Seychelles, o Comissário Europeu, Carlos Moedas, os ministros da CPLP, com responsabilidade sobre o mar, os ministros da Comissão Sub-regional de pescas, entre outros.