​Banco Africano de Desenvolvimento, Portugal e PALOP assinam hoje acordo financeiro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 nov 2018 8:17

O Banco Africano de Desenvolvimento, Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vão assinar hoje na África do Sul um acordo financeiro que visa promover o desenvolvimento económico privado naqueles estados africanos.

Fonte do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) adiantou à Lusa que a assinatura do memorando de entendimento para o "Compacto de Desenvolvimento Financeiro para os Países Lusófonos em África" decorre durante o Fórum para o Investimento em África, organizado pelo BAD entre hoje e sexta-feira em Joanesburgo.

A iniciativa multilateral será operacionalizada em 01 de Janeiro de 2019 e pretende "acelerar o crescimento inclusivo, sustentável e diversificado do sector privado nos PALOP, que deverá potenciar os instrumentos que o BAD, Portugal e outros parceiros têm ao seu dispor", indicou a mesma fonte.

Na cerimónia de assinatura do acordo vão estar a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, na qualidade de governadora suplente por Portugal junto do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Ayodeji Adesina, presidente do BAD, e representantes dos governos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

O Fórum para o Investimento em África, organizado pelo BafD em parceria com o governo de Gauteng, província envolvente a Joanesburgo e motor da economia da África do Sul, reúne, pela primeira vez na capital sul-africana, entidades governamentais, instituições financeiras e o sector privado, tendo em vista a dinamização do investimento no continente africano.

O Banco Africano de Desenvolvimento estima no relatório "Perspetiva Económica Africana 2018" que o financiamento das necessidades de desenvolvimento do continente ascende a cerca de 700.000 milhões de dólares por ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 nov 2018 8:17

Editado porAilson Martins  em  29 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.