Plano fiscal do Governo regista quase 600 mil contos em dívidas negociadas

PorSheilla Ribeiro,27 abr 2020 17:55

As medidas fiscais incluídas no Plano Nacional de Contingência anunciada pelo Governo para fazer à pandemia COVID-19 já resultaram, até agora, em quase 600 mil contos em dívidas negociadas. A informação foi hoje avançada pelo ministério das Finanças.

Num comunicado entregue aos jornalistas pela assessoria de comunicação do ministério das Finanças, à margem de conferência de imprensa desse ministério para fazer o ponto da situação da COVID-19 em Cabo Verde, lê-se que informações recolhidas junto das repartições das finanças e dos grandes contribuintes, em todo o território nacional, apontam, até hoje, para o valor de quinhentos e noventa e sete milhões e novecentos e três mil e cinquenta e seis escudos cabo-verdianos (ECV) em cima da mesa.

O montante representa, de acordo com a mesma fonte, o valor das dívidas negociadas para pagamento das prestações do imposto sobre valor acrescentado (IVA), retenção na fonte, de execução fiscais suspensas, entre outros planos de pagamento em prestações.

Na mesma linha, fez fazer a mesma fonte, até então regista-se o montante de dois milhões e oitocentos e onze mil e setecentos e quatro de ECV em reembolso do IVA.

O ministério das Finanças faz saber também que os dados apontam ainda que, foram emitidas, no total de 798 pedidos, 684 certidões a empresas, sendo que 663 para moratórias nos bancos instituições de crédito e 21 para a certidão de redução de volume de negócios.

O comunicado refere ainda que essas medidas de flexibilização e deferimento de prazo de pagamento de impostos e taxas, com vista a aliviar a tesouraria das empresas, vigoram até o dia 31 de dezembro do corrente ano económico.

Autoria:Sheilla Ribeiro,27 abr 2020 17:55

Editado porSara Almeida  em  4 fev 2021 23:21