De acordo com informações avançadas ao Expresso das Ilhas por uma fonte ligada ao processo, a mesa entendeu que a lista estava incompleta - faltavam os candidatos em representação das outras ilhas, conforme os estatutos exigem, e muitas irregularidades nos documentos dos candidatos, nomeadamente nas declarações de aceitação de candidatura.
Segundo a RCV, Rafael Vasconcelos diz que a sua lista foi impedida de participar no pleito por alguns detalhes, que no seu entender não colocavam em causa a legalidade da lista. Por isso promete apresentar uma reclamação.
Em entrevista hoje ao primeiro jornal da rádio pública, o novo presidente da CCB diz que o processo decorreu com normalidade.
“A Assembleia-geral electiva foi bem realizada, há procedimentos que a nossa lista cumpriu, nós fizemos um bom trabalho de casa. Nós tínhamos uma equipa coesa, uma equipa muito forte, e a expressão eleitoral também reflecte aquilo que os empresários e os associados desejavam. Portanto, em 227 votantes a nossa lista recebeu 170 votos, ou seja, 74,8%. É expressiva. Os resultados estão à vista e penso que são conclusivas”, entende.
Quanto às prioridades, o novo dirigente da agremiação empresarial lembra que vivemos tempos difíceis por causa da COVID-19, o que requer assertividade, construção de um diálogo e um ambiente social e económico diferentes.
“O nosso grande objectivo é fazer tudo para que haja a sobrevivência das empresas, a manutenção dos postos de trabalho e garantir um ambiente de negócios menos penoso possível, porque nós estamos a viver uma pandemia, a situação não é nada fácil. Há muitas empresas e muitos empresários com grande sufoco de tesouraria, há muitas empresas em situação de pré-falência. Portanto aqui os parceiros todos devem estar focados nesta fase, sem atritos, construir um ambiente positivo, proactivo, para a defesa do empresariado nacional que é muito importante”, defende.
Jorge Maurício era até então vice-presidente da equipa liderada por Belarmino Lucas. O gestor vai liderar a nova direção da CCB para o período 2020-2024.