Poupanças dos cabo-verdianos nos bancos já cresceram 7% com a pandemia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress, Lusa,16 out 2020 12:15

As poupanças dos cabo-verdianos nos bancos renovaram em Agosto um novo máximo histórico, crescendo 0,5% no espaço de um mês e mais de 7% desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

De acordo com dados do mais recente relatório estatístico mensal do Banco de Cabo Verde (BCV), compilados hoje pela Lusa, os depósitos de poupança nos bancos cabo-verdianos ultrapassaram no final de agosto os 7.366 milhões de escudos, renovando máximos históricos.

Trata-se de um aumento de 14,3% face ao valor de agosto de 2019, quando os bancos cabo-verdianos tinham depósitos de poupança no valor de 6.418 milhões de escudos, e um crescimento de 7,2% desde Março, quando o país decretou o estado de emergência, com o confinamento da população e paralisação das empresas, para conter a transmissão da pandemia de covid-19.

Em Março, esses depósitos de poupança ascendiam a 6.847 milhões de escudos.

O mesmo relatório do BCV refere que em Agosto último, os bancos guardavam mais de 53.650 milhões de escudos em depósitos de emigrantes cabo-verdianos, volume que tem registado quedas mensais consecutivas desde Fevereiro.

Em Cabo Verde operam sete bancos comerciais com licença para trabalhar com clientes residentes e quatro apenas com licença para clientes não residentes, considerados ‘offshore’, regime que termina no final deste ano, conforme prevê a nova legislação aprovada em fevereiro, no parlamento.

Cabo Verde conta com um acumulado de 7.444 casos de covid-19 desde 19 de Março, com registo de 79 mortos associados à doença.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress, Lusa,16 out 2020 12:15

Editado porSara Almeida  em  22 jul 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.