Covid-19: África subsaariana cresce apenas 2,7% este ano - Banco Mundial

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 jan 2021 10:01

O Banco Mundial estima que a África subsaariana cresça 2,7% este ano, abaixo do anteriormente previsto, devido às consequências económicas da pandemia de covid-19 na região, que em 2020 registou uma recessão de 3,7%.

"A produção económica na região da África subsaariana deverá ter-se contraído 3,7% em 2020, com a pandemia e os confinamentos a prejudicarem a actividade económica", lê-se no relatório sobre as Perspetivas Económicas Globais, que piora a previsão anterior, de um crescimento de 3,1% este ano.

"Como consequência, o PIB [Produto Interno Bruto] per capita caiu 6,1% em 2020, tirando aos padrões de vida pelo menos uma década em cerca de um quarto da economia da região", acrescenta-se no relatório divulgado esta terça-feira, ao fim do dia, em Washington.

Os países mais atingidos foram os exportadores de petróleo, incluindo os lusófonos Angola e Guiné Equatorial, e os dependentes do turismo, como Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe, para além dos países com um elevado número de casos, entre os quais a África do Sul, o país mais atingido nesta região.

Para este ano, o Banco Mundial prevê uma recuperação de 2,7%, salientando que "enquanto a recuperação no consumo privado e investimento deverá ser mais lenta que o anteriormente previsto, o crescimento das exportações deverá acelerar gradualmente, em linha com a recuperação da actividade nos principais parceiros comerciais".

Ainda assim, o PIB per capita deverá cair novamente este ano, à volta de 0,2%, o que, salienta o Banco Mundial, "coloca os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ainda mais fora do alcance de muitos países na região e empurra dezenas de milhões de pessoas para uma situação de pobreza extrema neste e no ano passado".

A nível global, o Banco Mundial reviu em baixa a projeção do crescimento da economia global para 4% em 2021, esperando ainda uma contração de 4,3% em 2020.

"Depois de um colapso no ano passado causado pela pandemia de covid-19, a produção económica mundial deverá expandir-se 4% em 2021, mas permanecer 5% abaixo das projeções pré-pandemia", refere o relatório.

Face aos números anteriormente projectados, em Junho, a instituição liderada por David Malpass reviu em baixa, em 0,2 pontos percentuais (p.p.), a estimativa para o crescimento de 2021, mas reviu em alta a estimativa de 2020 em 0,9 p.p., perspectivando um crescimento de 3,8% para 2022.

Nas perspetivas para 2021, o Banco Mundial identifica ainda alguns riscos à sua projeção, como por exemplo "a possibilidade de um aumento maior dos casos do vírus, atrasos na aquisição e distribuição de vacinas, efeitos mais severos e duradouros no produto potencial devido à pandemia, e 'stress' financeiro acionado pelas dívidas altas e fraco crescimento".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 jan 2021 10:01

Editado porAndre Amaral  em  6 out 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.